
Em linha com o bom humor nos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa registrou valorização de 0,78% na sessão desta segunda-feira, aos 141.783,36 pontos. A Bolsa brasileira foi impulsionada, principalmente, por nomes ligados a commodities, que foram beneficiados pela valorização do minério de ferro e do petróleo. As ações de Usiminas PNA e CSN ON aceleraram 6,35% e 6,32%, respectivamente, seguidas por avanços de Vale ON (+1,49%) e Petrobras PN (+0,97%). Os juros futuros operaram em queda, o que também abriu espaço para papéis ligados à economia doméstica encerrarem no campo positivo.
Em Wall Street, as bolsas americanas avançaram em bloco, recuperando parte das perdas vistas na sexta-feira, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarar no fim de semana que as relações comerciais com a China “ficarão bem”. Já o vice-presidente JD Vance afirmou à Fox News que os EUA negociarão se Pequim estiver “disposta a ser razoável”, embora tenha acrescentado que os americanos têm “muito mais cartas na manga” caso contrário. Ações como Oracle (+5,14%), Nvidia (+2,82%) e AMD (+71%) surfaram a onda de recuperação.
No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 0,75%, cotado a R$ 5,4623, com o real registrando a segunda maior valorização na comparação com a moeda americana entre as principais divisas, apenas atrás do peso argentino. Diante de uma agenda doméstica esvaziada, com as preocupações fiscais da semana passada sendo deixadas momentaneamente de lado, pesou o clima mais ameno no tom de Trump sobre a China.

Deixe um comentário