Em linha com o bom humor nos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa iniciou a semana em trajetória de alta, com valorização de 0,77% na sessão desta segunda-feira, aos 155.257,31pontos. A Bolsa brasileira renovou recorde histórico de fechamento pelo 11º dia consecutivo e operou no campo positivo pela 14ª vez seguida, maior sequência desde 1994. O principal índice da B3 foi impulsionado por seus principais nomes, com avanços de Petrobras PN (+0,56%), Vale ON (+0,66%), Bradesco PN (+1,87%), Itaú PN (+0,67%) e BTG Pactual units (+1,23%).
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, com o mercado repercutindo positivamente a notícia de que o Senado americano avançou nas negociações para encerrar a paralisação do governo Trump, a maior da história dos EUA. O acordo prevê a reabertura do governo em janeiro e a reversão de algumas das recentes demissões em massa no setor público. O aumento do apetite a risco beneficiou papéis ligados à inteligência artificial, com altas de Nvidia (+5,79%) e Broadcom (+2,56%). As ações de Microsoft avançaram 1,88%, interrompendo uma sequência negativa de oito dias de queda. Vale lembrar que, na semana passada, o índice Nasdaq teve sua pior semana desde a forte desvalorização provocada pelo tarifaço de Trump em abril.
No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 0,53%, cotado a R$ 5,3073, em linha com o movimento global de desvalorização do dólar, especialmente na comparação com divisas ligadas a commodities, como o real. As negociações no Congresso americano para dar um fim à paralisação do governo abriram espaço para a tomada de mais risco no pregão desta segunda-feira.

Deixe um comentário