B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa opera no azul e dólar permanece estável ainda com holofotes voltados ao cenário político

Fechamento B.Side: Ibovespa opera no azul e dólar permanece estável ainda com holofotes voltados ao cenário político

Em mais uma sessão de recuperação para os ativos locais, o Ibovespa registrou alta de 0,38% nesta quinta-feira, aos 157.923,34 pontos. A Bolsa brasileira foi impulsionada pelo avanço de 0,26% de Vale ON, em seu quarto dia consecutivo de valorização, e do setor bancário, com altas de BTG Pactual units (+1,95%), Banco do Brasil ON (+0,19%), Itaú PN (+0,51%) e Bradesco PN (+0,44%). Pelo lado negativo, os papéis de Petrobras PN cederam 0,58%, mesmo com o movimento de alta do petróleo no mercado internacional, diante de tensões entre os EUA e a Venezuela, além de um ceticismo pelo fim da guerra na Ucrânia.

O mercado recebeu bem as declarações do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em coletiva sobre o Relatório de Política Monetária (RPM), ao dizer que não nenhuma “seta dada” e nenhuma “porta fechada” para as próximas reuniões do Copom. Somado a isso, agentes repercutiram a notícia do Valor Econômico, com afirmações do senador Ciro Nogueira (PP-PI) que a candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência “não é um projeto enterrado”, mas vai depender da viabilidade da candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, com maior destaque para o índice Nasdaq, que se beneficiou da retomada dos nomes de tecnologia. Já o índice S&P 500 interrompeu uma sequência de quatro dias consecutivos no campo negativo. Ambos foram impulsionados por um dado de inflação americano mais fraco do que o esperado somado a uma previsão otimista da fabricante de chips Micron Technlogy, cujas ações subiram 10,17%. Entre os indicadores econômicos, o índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA apresentou uma alta anual de 2,7% em novembro, bem abaixo da projeção de 3,1%.

No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou praticamente estável, em alta de 0,01%, cotado a R$ 5,5237. A moeda americana iniciou o dia em ritmo de alta, contudo o real ganhou fôlego durante a tarde, principalmente após notícias relacionadas ao cenário político, com as discussões sobre o tema ganhando os holofotes nesta semana. No entanto, no final do pregão, a divisa brasileira voltou a perder terreno na comparação com o dólar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior Morning Call B.Side: BC eleva projeção para PIB de 2025 de 2% para 2,3%; decisões de política monetária e inflação nos EUA ficam no radar
Próxima artigo Morning Call B.Side: votação do Orçamento de 2026 no Congresso fica no radar; Banco do Japão aumenta juros a 0,75% e sinaliza nova elevação