Bolsas operam no vermelho após sinalização do Fed
Os índices futuros americanos e as bolsas europeias operam no vermelho, dando sequência ao sentimento de maior aversão a risco desde que o Federal Reserve, o banco central americano, indicou na tarde de ontem elevação das taxas de juros em 2023, mais cedo do que o mercado estava esperando. Somado a isso, o presidente do Fed, Jerome Powell, declarou que a inflação está mais persistente do que o esperado. Ainda ontem, a China anunciou que liberará a exploração de metais industriais de suas reservas naturais como forma de regular o preço das commodities.
Copom eleva taxa Selic a 4,25% ao ano
Além dos Estados Unidos, ontem, após o fechamento do mercado, foi a vez do Comitê de Política Monetária (Copom) anunciar elevação da Selic em 0,75 ponto percentual, levando a taxa básica de juros para 4,25% ao ano, em linha com o esperado. No entanto, o comunicado do BC trouxe algumas mudanças que podem levar a novas discussões para analistas e investidores. A visão agora é que a instituição deixou espaço aberto para acelerar o ritmo de altas de juros na próxima reunião, no início de agosto, com a Selic podendo encerrar 2021 acima do atual patamar previsto pelo mercado no último relatório Focus, de 6,25%.
Novela da MP da Eletrobras tem novo capítulo no Senado
No meio corporativo, o texto da MP de privatização da Eletrobras fica no radar dos investidores. Há expectativa de que a medida provisória seja votada hoje no Senado a partir das 10h. Até lá, os senadores poderão apresentar sugestões de destaques, que podem alterar o teor do parecer, fato que tem causado discórdia entre parlamentares. Ainda em destaque, o Cade aprovou, sem restrições, a compra da Linx pela Stone, entendendo que o negócio não representa riscos ao mercado.
Câmara aprova texto para revisar Lei de Improbidade Administrativa
A Câmara dos Deputados aprovou ontem o texto-base de um projeto que revisa a Lei de Improbidade Administrativa. Ela pode reduzir a possibilidade de punição de agentes públicos envolvidos em irregularidades. Em nota, a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF lamentou a aprovação do texto-base da nova Lei de Improbidade. Além disso, houve a primeira reunião de trabalho da Comissão Especial da Reforma Administrativa.
Amapá volta a ter falta de energia elétrica
Ainda no radar, o Amapá passou por um novo blecaute na tarde de quarta-feira, sem causas esclarecidas, e a energia foi restabelecida pouco menos de duas horas após o ocorrido. Em novembro do ano passado, o estado passou por um forte apagão, que afetou cerca de 90% do fornecimento de energia e levou quase um mês para a normalização total.
Deixe um comentário