B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa anda de lado repercutindo PEC dos Precatórios e de olho no exterior; dólar recua a 5,58 com decisão do Fed e ata do Copom

Fechamento B.Side: Ibovespa anda de lado repercutindo PEC dos Precatórios e de olho no exterior; dólar recua a 5,58 com decisão do Fed e ata do Copom

Impulsionado pelo otimismo no exterior e com investidores reagindo a notícias relacionadas à PEC dos Precatórios, o Ibovespa registrou leve alta de 0,06%, aos 105.616,88 pontos. Segundo o noticiário local, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tenta costurar um acordo com deputados da oposição para concluir a votação da PEC dos Precatórios ainda hoje, em sessão convocada para às 18h. O desempenho do índice só não foi melhor porque Vale e Petrobras registraram fortes perdas na sessão.

Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, com o S&P 500 renovando recorde histórico de fechamento, impulsionadas principalmente após o Federal Reserve, o banco central americano, fazer o tão esperado anúncio do tapering, ou seja, a redução de seu programa mensal de compra de títulos, afirmando que a economia americana está forte o suficiente para promover a desaceleração da medida promovida desde a instauração da pandemia de covid-19.

No mercado de câmbio, o dólar à vista recuou 1,42%, cotado a R$ 5,5897, também reagindo à decisão do Fed. Além disso, a ata do Copom divulgada mais cedo, indicando que o Banco Central deve promover mais ajustes de 1,50 ponto percentual da taxa Selic também repercutiram entre agentes. Esse motivo também fez com que os juros futuros adotassem uma trajetória de queda firme.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, papéis que foram amassados nos últimos dias por conta da disparada dos juros futuros tiveram uma sessão de recuperação, especialmente empresas dos setores de consumo e de tecnologia. Lojas Americanas PN disparou 13,33%, Locaweb ON acelerou 9,07% e Petz ON avançou 7,82%.

Já as ações de Grupo Soma ON subiram 8,90%, após a Arezzo demonstrar interesse na aquisição da companhia.

À espera do balanço do terceiro trimestre de 2021 de Itaú Unibanco, os bancos também avançaram em bloco. O próprio Itaú PN registrou alta de 0,95%, seguido por Banco do Brasil ON (+0,65%) e pelas units de Santander (+0,25%). A única exceção foi Bradesco PN, que caiu 0,83%.

Pelo lado negativo, as mineradoras e siderúrgicas caíram em bloco, impactadas pela forte desvalorização do minério de ferro, que permanece abaixo dos US$ 100. Vale ON desabou 7,59%, enquanto Usiminas PNA tombou 5,57%, CSN ON se desvalorizou 4,58% e Gerdau PN recuou 3,95%.

Os papéis de Petrobras ON e PN registraram baixas de 4,25% e 4,11%, respectivamente, também refletindo a queda nos preços do petróleo, com o mercado atento à pressão dos EUA para que a Opep+ anuncie amanhã um aumento da produção da commodity.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas aguardam decisão do Fed; na volta do feriado, mercado monitora PEC dos Precatórios
Próxima artigo B.Side Daily Report: mercado digere aprovação da PEC dos Precatórios em 1º turno e monitora leilão do 5G; bolsas sobem após anúncio do Fed