Em dia de alívio nos mercados globais, entrada de fluxo estrangeiro e queda firme dos juros futuros, o Ibovespa registrou valorização de 0,82%, aos 114.828,18 pontos, em sua sexta sessão consecutiva de ganhos. O índice só não teve um resultado ainda mais robusto porque papéis ligados a commodities como Vale e Petrobras recuaram com força.
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, em movimento de recuperação, diante do alívio das tensões entre Rússia e Ucrânia. Hoje, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que não deseja uma guerra na Europa e que está pronto para continuar negociando medidas de segurança com o Ocidente. Além disso, o mercado segue atento à ata da última reunião do Federal Reserve, que será divulgada amanhã.
No mercado de câmbio, o dólar à vista recuou 0,72%, cotado a R$ 5,1807, com investidores locais reagindo ao noticiário externo mais ameno.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de Locaweb ON dispararam 15,31%, de Totvs ON ganharam 5,41% e as units de Banco Inter avançaram 6,59%, acompanhando o otimismo para o setor globalmente e beneficiadas pela queda dos juros futuros.
Já os papéis de Banco do Brasil ON aceleraram 4,74% após o banco registrar lucro de R$ 5,9 bilhões no quarto trimestre de 2021, acima das expectativas do mercado. O BB também apresentou um guidance forte para 2022.
As companhias aéreas e de turismo também registraram importantes ganhos, beneficiadas pela queda do dólar e pelo arrefecimento do petróleo. Azul PN subiu 8,45%, Gol PN teve acréscimo de 7,41% e CVC ON ganhou 6,89%.
Pelo lado negativo, as mineradoras e siderúrgicas recuaram com força, impactadas pelo tombo do minério de ferro na China. No acumulado de 3 dias, a desvalorização da principal matéria-prima do aço se aproxima de 12%. Nesse cenário, Vale ON tombou 2,97%, CSN ON recuou 4,82%, Gerdau PN se desvalorizou 0,40% e Usiminas PNA teve baixa de 0,57%.
Os papéis vinculados ao petróleo também sofreram, com a commodity perdendo mais de 3%, com a diminuição das tensões geopolíticas. Petrobras ON e PN perderam 2,07% e 1,58%, respectivamente, PetroRio ON caiu 2,83% e 3R Petroleum ON cedeu 4,74%.

Deixe um comentário