Em mais um dia positivo para os mercados acionários globais, o Ibovespa registrou alta de 1,98%, aos 115.310,91 pontos, em seu terceiro dia seguido de ganhos, se aproveitando do fechamento das curvas de juros, que permitiu que empresas descontadas da Bolsa pudessem se recuperar nesta sexta-feira. Na semana, o índice teve valorização de 3,22%.
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, na quarta sessão consecutiva de valorização, e com ganhos semanais mais robustos em mais de um ano. O Dow Jones e o Nasdaq, por exemplo, tiveram seus maiores avanços semanais desde novembro de 2020. Os investidores seguiram digerindo a decisão de política monetária do Federal Reserve, o andamento da guerra entre Rússia e Ucrânia e o aumento de casos de covid-19, no entanto sem penalizar os ativos de risco. Nesta sexta-feira, as ações de tecnologia lideraram os ganhos do mercado.
No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 0,37%, cotado a R$ 5,0158. A moeda americana até iniciou a sessão em ritmo de alta, mas foi perdendo força e mudou de sinal. Mais uma vez a entrada de capital estrangeiro foi apontada como motivo pelo movimento de apreciação do real, que vem ganhando força desde a última reunião do Copom, sinalizando mais uma elevação de um ponto percentual para a taxa Selic em maio.
Destaques da Bolsa
Em um dia de alta praticamente generalizada no Ibovespa, diversos nomes de setores penalizados nas últimas semanas, entre eles construtoras, varejistas e empresas de tecnologia, tiveram um pregão de recuperação diante de um movimento de alívio na curva de juros. Cyrela ON disparou 9,39%, MRV ON acelerou 9,69%, Americanas ON subiu 9,46%, Cielo ON avançou 7,20%, as units de Banco Inter ganharam 8,06% e Méliuz ON se valorizou 7,21%.
Os papéis de CVC ON tiveram acréscimo de 9,80%, mantendo o ritmo de alta para a empresa desde a divulgação do balanço do quarto trimestre de 2021. Nos últimos três pregões, a companhia acumulou uma valorização superior a 30%.
As companhias ligadas a commodities também tiveram desempenho positivo. Vale ON subiu 1,90%, Petrobras PN teve aumento de 2,00%, Gerdau PN registrou ganho de 3,25% e Suzano ON avançou 4,32%.
Pelo lado negativo, apenas nove papéis encerraram o dia no vermelho, com maior desvalorização para Fleury ON (-2,14%). Outras quedas vieram de Minerva ON (-1,11%), Pão de Açúcar ON (-0,57%), CSN ON (-0,47%), Engie ON (-0,37%) e Tim ON (-0,37%).

Deixe um comentário