B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa tem sessão negativa antes do feriado, pressionado por mau humor em NY e queda de Vale e Petrobras; dólar sobe a R$ 4,69

Na última sessão da semana, antes do feriado da Sexta-feira Santa que deixará o mercado local fechado amanhã, o Ibovespa registrou queda de 0,51%, aos 116.181,61 pontos, pressionado pelo clima de maior aversão a risco em Nova York e pela desvalorização de nomes relevantes do índice como Petrobras e Vale, além de uma baixa de diversos nomes mais ligados à economia doméstica. Na semana, a Bolsa acumulou queda de 1,80%.

Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, com investidores digerindo resultados mistos dos grandes bancos e ainda preocupados com a inflação crescente nos Estados Unidos. Na renda fixa, o rendimento dos Treasuries, títulos públicos americanos, de 10 anos voltaram a atingir máximas de vários anos, subindo para um patamar de 2,8%, o que impacta diretamente as ações de tecnologia. A Microsoft, Apple e Google caíram mais de 2%.

No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,16%, cotado a R$ 4,6963, no segundo dia consecutivo de alta. Além do menor apetite por negócios antes do feriado, o movimento de valorização da moeda americana ocorreu em linha com o observado em outras divisas internacionais, com agentes do mercado avaliando dados econômicos dos Estados Unidos e a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, ações de companhias elétricas voltaram a figurar entre as maiores altas do dia, com investidores mantendo o apetite por papéis considerados mais resilientes. CPFL ON subiu 1,80%, Equatorial ON avançou 1,93%, EDP Brasil ganhou 1,68% e as units de Taesa se valorizaram 0,36%.

Já as ações de PetroRio ON aceleraram 2,30%, após notícia de que a petrolífera é forte candidata à aquisição da Dommo Energia, negócio que será assessorado pelo banco Santander.

Fora do índice, as ações de Oi ON dispararam 7,59%, depois de a Anatel marcar uma reunião extraordinária para hoje, às 21h, para analisar a venda da InfraCo, seu braço de fibra ótica, ao fundo de investimento do BTG Pactual. O negócio já obteve aval do Cade e aguarda a aprovação da Anatel.

Pelo lado negativo, empresas dos setores de tecnologia, educação, shopping, construção e varejo figuraram entre as maiores baixas, penalizadas por um temor maior diante de uma escalada de inflação no Brasil. Yduqs ON tombou 7,09%, as units de Iguatemi caíram 4,20%, Natura ON perdeu 3,06%, MRV ON recuou 2,29% e Totvs ON se desvalorizou 4,06%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas sobem em dia de decisão do BCE e balanços de bancos dos EUA; José Mauro Coelho é eleito para Conselho da Petrobras
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas digerem PIB da China acima do esperado; Ministério da Economia detalha hoje PLDO de 2023