Beneficiado por um clima de menor aversão a risco nas bolsas globais, o Ibovespa registrou alta de 1,71%, aos 110.345,82 pontos, impulsionado, principalmente, pelas blue chips, tanto as ações ligadas a commodities quanto o setor bancário. Investidores de todo o mundo reagiram positivamente à notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende reduzir as tarifas impostas a produtos da China durante o governo Trump.
Em Wall Street, as bolsas americanas avançaram em bloco, com o índice Dow Jones tentando encerrar a incômoda marca de oito semanas consecutivas de desvalorização, fato que não acontecia desde 1923. Apesar da sessão de alívio, analistas questionam por quanto tempo os três índices vão se manter em terreno positivo e se esse ímpeto será suficiente para reverter a tendência de baixa dos últimos meses, já que pequenos ralis foram vistos recentemente, seguidos, posteriormente, por forte turbulência.
No mercado de câmbio, o dólar à vista recuou 1,41%, cotado a R$ 4,8044, alinhado ao movimento de fortalecimento de divisas emergentes ante a moeda americana. Sinalizações de que o Banco Central Europeu (BCE) devem elevar os juros na zona do euro ajudaram a enfraquecer o dólar. Além disso, agentes financeiros seguem analisando o diferencial de juros do Brasil e dos Estados Unidos.
Destaques da Bolsa
Entre os principais destaques do dia na B3, as ações ligadas a commodities registraram fortes ganhos, acompanhando a valorização das matérias-primas como minério de ferro e petróleo, além de notícias de afrouxamento no lockdown na China. Petrobras ON e PN subiram 3,69% e 3,93%, respectivamente, Vale ON ganhou 2,04%, CSN ON acelerou 3,98% e PetroRio ON avançou 2,71%.
O setor bancário também reportou importantes ganhos no pregão, acompanhando os pares de Nova York e diante de um cenário macroeconômico um pouco mais otimista. Banco do Brasil ON acelerou 4,22%, Itaú PN teve alta de 2,59%, Bradesco PN teve acréscimo de 1,63% e as units de Santander se valorizaram 2,51%.
Já as ações de IRB Brasil ON dispararam 9,23%, dando sequência à trajetória de recuperação vista na sexta-feira, quando a empresa subiu 6%. Sem notícias específicas, analistas apontaram para um movimento especulativo.
Pelo lado negativo, alguns bancos digitais e empresas de tecnologia encerraram o dia no vermelho, mesmo com a melhora do humor nas bolsas globais. As units de Banco Inter tombaram 5,16%, Locaweb ON recuou 3,03%, as units do BTG Pactual cederam 0,93% e Méliuz ON caiu 1,03%.

Deixe um comentário