Bolsas globais recuam com temores renovados em relação à inflação
Os índices futuros de Nova York operam no vermelho nesta terça-feira, na volta do feriado nos Estados Unidos, assim como as bolsas europeias que adotam trajetória negativa, com exceção de Londres. Temores de inflação foram renovados após o indicador ao consumidor (CPI) da zona do euro subir 8,1% em maio, ante 7,4% em abril e acima dos 7,6% projetados pelo mercado. A alta do petróleo também é destaque, após a União Europeia chegar ontem a um acordo de embargo ao petróleo russo. Na China, o PMI industrial subiu para 49,6 pontos em maio, de 47,4 em abril, abaixo das expectativas de 48,9 pontos. Na agenda do dia, o presidente americano Joe Biden e o presidente do Fed, Jerome Powell, se reúnem.
Taxa de desemprego fica em 10,5% no trimestre
No cenário doméstico, a trajetória inflacionária também está no radar dos investidores. Ontem, o diretor de política monetária do BC, Bruno Serra, disse que juros próximos de 13% são resposta para o momento e voltarão a convergir para o território neutro. Hoje é a vez do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participar de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, a partir das 14h. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse ontem, em coletiva, que o projeto de lei que limita o ICMS em combustíveis e energia elétrica será votado no Plenário nos próximos dias. Já o presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que voltará a pressionar o governo para um subsídio temporário a combustíveis. A PNAD Contínua de abril ficou em 10,5% no trimestre encerrado em abril, resultado melhor do que o esperado pelo mercado. O Banco Central divulga às 9h30 o resultado primário do setor público e o Tesouro faz leilão de LFTs e NTN-Bs.
Governo formaliza pedido para incluir Petrobras em estudo para privatização
No noticiário corporativo, o Ministério de Minas e Energia (MME) formalizou junto ao Ministério da Economia pedido de inclusão da Petrobras no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para dar início aos estudos para desestatização da empresa. O presidente da Câmara, Arthur Lira, voltou a defender um projeto de lei para vender parte das ações da Petrobras. Segundo ele, em entrevista à Record News, a petroleira se esconde atrás do fato de o governo federal ser o acionista majoritário para que o “desgaste” do aumento dos preços dos combustíveis recaia apenas sobre o Planalto. Já a Vibra pagará R$ 1,2 bilhão em exercício de compra de opção de ações e conclui aquisição de 50% da Comerc. A Getnet marcou para o dia 8 de julho assembleia para discutir saída da Bolsa. A MRV aprovou emissão de R$ 550 milhões em debêntures e eleição de Paulo Kakinoff, atual presidente da Gol, para conselho de administração. A Anac deve votar hoje, às 15h, nova resolução de alocação de slots (horários de pouso e decolagem) em aeroportos.
Deixe um comentário