Na contramão do desempenho negativo dos mercados acionários de Nova York, Ibovespa registrou alta de 1,11%, aos 103.361,70 pontos, impulsionado por papéis ligados a commodities e pelo setor bancário. Diante de uma agenda de indicadores econômicos esvaziada tanto local quanto no exterior, investidores observaram com atenção o noticiário envolvendo Estados Unidos e China e a temporada de balanços corporativos. Por aqui, a produção industrial de junho registrou queda de 0,4%, informou o IBGE, levemente abaixo do recuo de 0,3% projetado pelo mercado, de acordo com a Bloomberg.
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, com investidores avaliando o aumento das tensões entre Estados Unidos e China após a presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi, visitar Taiwan. Com a visita, Pelosi se tornou a primeira representante do alto escalão do governo americano a visitar Taiwan desde 1997. O Ministério da Defesa chinês disse que colocou suas Forças Armadas em alerta e que lançará “operações militares com alvos específicos” como forma de retaliação. Além disso, o dia foi marcado por falas de dirigentes do banco central americano, entre eles o presidente do Fed de Chicago, Charles Evan, afirmando que a autoridade monetária pode aumentar em 0,50 ponto percentual a taxa de juros dos EUA em setembro e depois promover elevações de 0,25 ponto percentual até o segundo trimestre de 2023.
No mercado de câmbio, o dólar à vista acelerou 1,94%, cotado a R$ 5,2792, em linha com o fortalecimento da moeda americana no exterior, também repercutindo falas mais duras de dirigentes do Fed. Assim, o mercado passou a apostar novamente em aumentos de juros mais robustos nos Estados Unidos.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de Locaweb ON dispararam 8,72%, com o mercado adotando perspectivas otimistas para a companhia antes do balanço do segundo trimestre de 2022, principalmente depois de o CEO da companhia adotar declarações positivas para os próximos resultados.
Já as ações ligadas a commodities metálicas tiveram um dia de recuperação, acompanhando a valorização de 1,45% do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian. Vale ON acelerou 3,19%, Usiminas PNA subiu 2,93%, Gerdau PN teve acréscimo de 3,08% e CSN ON ganhou 1,63%.
Pelo lado negativo, as ações de Via ON tombaram 3,69%, com investidores adotando cautela com as varejistas antes da reunião do Copom. Além disso, o avanço dos juros futuros também diminuem o apetite do mercado por papéis do segmento.
Por fim, as construtoras foram penalizadas diante de um cenário de juros elevados e baixa confiança do consumidor para compra de novos imóveis. Cyrela ON caiu 3,02%, Eztec ON perdeu 2,80% e MRV ON cedeu 1,39%.

Deixe um comentário