Bolsas de NY retomam operações após feriado
No retorno do feriado de Ação de Graças, os índices futuros de NY andam de lado nesta sexta-feira, assim como as bolsas europeias. Vale lembrar que as bolsas americanas só operam até às 15h por conta da Black Friday. A agenda do dia também está esvaziada, apenas com a divulgação da segunda estimativa do PIB da Alemanha, que registrou alta de 0,4% na comparação com o trimestre anterior, ante estimativa do mercado de crescimento de 0,3%. Em base anual, alta foi de 1,3%. Na Ásia, continuam as preocupações com o avanço da covid-19 na China, que registrou novo recorde de casos. Já o banco central da China (PBoC) afirmou que vai cortar a taxa de compulsório dos bancos em 0,25 ponto percentual, a partir de 5 de dezembro, liberando 500 bilhões de yuans para os bancos.
PEC da Transição e equipe econômica seguem como pauta central do mercado
No cenário doméstico, o mercado segue atento às negociações da PEC da Transição e na formação da equipe econômica do novo governo. No noticiário de ontem, Fernando Haddad segue como favorito para assumir o Ministério da Economia, mas agora com especulações de uma “dobradinha” com o economista Pérsio Arida, nome mais bem aceito pelo mercado. Haddad, inclusive, participa hoje de almoço de fim de ano da Febraban, que reúne nomes do setor bancário, como representante do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Gleisi Hoffman, presidente do PT, admitiu problema na articulação da PEC da Transição no Senado, cujo texto final deve ser apresentado na próxima semana.
Mercado acompanha desempenho das varejistas na Black Friday
No noticiário corporativo, hoje é dia de Black Friday, uma importante data para as empresas de varejo, incluindo o comércio eletrônico. Ontem, as ações da Americanas subiram 11%, com alívio na curva de juros. O presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, e diretores da empresa irão se reunir na segunda-feira com a equipe de transição do governo eleito, conforme publicado pelo Valor. A Petrobras recebeu ontem R$ 10,3 bilhões pela cessão de 5% da sua participação no contrato de partilha do campo de Búzios.
Deixe um comentário