B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: impulsionado por IPCA melhor do que o esperado e commodities metálicas, Ibovespa encerra sessão no campo positivo em dia de anúncio de Haddad na Fazenda; dólar sobe a R$ 5,24

Em uma sessão marcada pelo bom desempenho das ações ligadas a commodities metálicas e por uma leitura positiva da inflação doméstica, o Ibovespa teve avanço de 0,25%, aos 107.519,56 pontos. Por aqui, o IPCA de novembro registrou alta de 0,41%, informou o IBGE, ante expectativa do mercado de aceleração de 0,53%. Além disso, investidores acompanharam com atenção o anúncio dos cinco primeiros ministros do governo Lula: Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio Monteiro (Defesa), Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). No exterior, a fraqueza dos mercados acionários de NY impediu uma valorização mais firme do principal índice da B3. Vale lembrar que o jogo do Brasil na Copa do Mundo, válido pelas quartas de final, reduziu a liquidez do pregão. Na semana, a Bolsa brasileira acumulou forte queda de 3,94%.

Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, com o índice Dow Jones registrando sua pior semana desde setembro. Investidores reagiram negativamente à leitura do índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos, que avançou 0,3% em novembro ante outubro, acima da previsão de analistas de alta de 0,2%, renovando temores em relação à trajetória inflacionária americana.

No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,57%, cotado a R$ 5,2456, com agentes repercutindo a confirmação de Haddad no Ministério de Fazenda, mesmo que a notícia já fosse esperada. O mercado ainda adota cautela com a votação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados na semana que vem. Na semana, a moeda americana se valorizou 0,59% ante o real.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques da B3, as ações de mineradoras e siderúrgicas fecharam com fortes altas, repercutindo o bom momento do minério de ferro, em seu patamar mais alto em quase quase meses. CSN Mineração ON disparou 10,00%, CSN ON acelerou 5,19%, Vale ON ganhou 3,33% e Usiminas PNA se valorizou 3,30%.

Já os papéis de IRB Brasil ON subiram 2,86%, após notícia veiculada pela Reuters com falas do CEO da companhia afirmando que não planeja fazer um movo aumento de capital, mesmo depois de resultados negativos, apostando numa melhora da gestão e dos números operacionais para voltar ao azul em 2023. No ano, a ação acumula queda de cerca de 80%.

Pelo lado negativo, o setor de saúde recuou, com operadores justificando o movimento por uma troca de posições de carteiras, especialmente para commodities. Hapvida ON tombou 5,02 e Rede D’Or ON perdeu 4,83%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior B.Side Daily Report: IPCA de novembro registra alta de 0,41%; mercado aguarda coletiva de Lula com possível anúncio de ministros
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais não definem sinal único em semana com decisão do FOMC; Lula será diplomado nesta segunda-feira pelo TSE