B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa acelera aos 106 mil pontos embalado por PEC de Transição com gastos extra teto por apenas 1 ano; dólar cai a R$ 5,20

Impulsionado pela notícia de mudança do prazo da PEC da Transição de dois anos para um em relação às regras de expansão do teto de gastos, o Ibovespa acelerou 2,03%, aos 106.864,11 pontos. A leitura do mercado é de que haverá algum freio para os gastos públicos do novo governo e que a expansão fiscal não será tão grande quanto a especulada nos últimos dias. A PEC, no entanto, ainda deve ser votada hoje em dois turnos na Câmara dos Deputados e depois retornará para o Senado, com o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmando que as mudanças deverão ser mantidas. Há a ainda a expectativa de que o Congresso vote o Orçamento de 2023 antes do recesso de final de ano, na quinta-feira.

Em Wall Street, as bolsas americanas encerram no campo positivo, mas sem fôlego, próximas da estabilidade. O índice Dow Jones finalizou uma sequência negativa de quatro dias seguidos de perdas. Hoje, o mercado repercutiu a surpreendente decisão do Banco do Japão (BoJ) de ampliar seu limite para o rendimento dos títulos do governo japonês de 10 anos. O movimento fez o iene disparar em relação ao dólar e outras moedas como o euro e a libra. Agentes também aguardam números corporativos, com a expectativa de divulgação de resultados trimestrais de Nike e FedEx antes do Natal.

No mercado de câmbio, o dólar à vista recuou 1,93%, cotado a R$ 5,2066, também reagindo ao noticiário envolvendo a PEC da Transição. A desidratação fez a moeda americana retornar a níveis vistos no começo de dezembro.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, as varejistas deram continuidade ao movimento de forte alta visto ontem, beneficiadas pelo arrefecimento dos juros futuros, especialmente na ponta longa da curva. Via ON disparou 10,81%, Natura ON acelerou 8,59% e Magazine Luiza ON teve avanço de 8,05%.

Mesmo com a greve dos aeronautas, até aqui sem impacto na Bolsa, os papéis de companhias aéreas subiram em bloco, impulsionados pela desvalorização do dólar e um nível de petróleo estável. Além disso, o noticiário político menos negativo e a reafirmação do rating do Brasil em perspectiva estável, dado pela Fitch, também ajudam. Gol PN subiu 11,18% e Azul PN ganhou 7,58%.

Pelo lado negativo, as ações de Qualicorp ON recuaram 3,07%, após o fim da exclusividade da companhia para comercialização dos planos de adesão da SulAmérica, em restrição imposta pela ANS.

Já as ações de Marfrig ON perderam 1,58 %, com o mercado adotando cautela após dados fracos de exportação bovina e de frango para os Estados Unidos, além da pouca visibilidade dos preços de grãos, o que sinaliza uma maior pressão de margens para produtoras no quarto trimestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior B.Side Daily Report: PEC da Transição pode ser votada hoje na Câmara; Banco do Japão muda política de juros e surpreende o mercado
Próxima artigo B.Side Daily Report: PEC da Transição é aprovada em 1º turno na Câmara; bolsas globais operam em alta nesta quarta-feira