
Bolsas globais operam em alta nesta terça-feira
Os índices futuros de Nova York e as bolsa europeias operam em alta nesta terça-feira, com investidores ainda alinhando as expectativas para 2023 após perdas expressivas no ano passado. O mercado aguarda a divulgação da ata da última reunião do FOMC, que será publicada amanhã, e dados de emprego dos EUA, com o payroll, na sexta-feira. Hoje, a agenda traz PMI manufatura S&P Global dos EUA de dezembro, às 11h45, e gastos com construção, às 12h. No Reino Unido, o índice de gerente de compras (PMI) industrial recuou para 45,3 em dezembro, de 46,5 em novembro e acima do projetado pelo mercado, de 44,9. Em Singapura, o PIB cresceu 3,8% em 2022 ante 2021. Na China, o PMI industrial Caixin recuou para 49 em dezembro, de 49,4 em novembro. Entre as commodities, o petróleo opera em queda de 1%, assim como o minério de ferro, ambos pressionados pela contração da indústria chinesa pelo quinto mês consecutivo.
Mercado segue repercutindo noticiário político e fiscal
No cenário doméstico, o mercado deve continuar repercutindo o noticiário político e econômico, assim como aconteceu nas últimas sessões, principalmente depois do discurso de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que levantou ainda mais dúvidas sobre o rumo da política fiscal do País e a respeito da condução das estatais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de live com jornalistas neste manhã, seguida por reunião com equipe. O Tesouro faz leilão de LFTs e NTN-Bs. Segundo o Estadão, a ala política do governo Lula deseja prorrogar a desoneração dos combustíveis para seis meses, mas a equipe econômica é contra. Já O Globo noticia que o economista André Lara Resende, o climatologista Carlos Nobre e a ex-ministra Izabella Teixeira vão compor o conselho de administração do BNDES. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, avalia plano B para privatização do Porto de Santos, publica a Folha.
Nome de Jean-Paul Prates será encaminhado para conselho da Petrobras
No noticiário corporativo, o nome de Jean-Paul Prates será encaminhado para o conselho da Petrobras hoje, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Prates disse, em entrevista ao Valor, que assumirá a empresa interinamente e que uma mudança na política de preços será feita em conjunto pelo governo com a Petrobras. A Rede D´Or decidiu terceirizar a gestão da sua participação na Qualicorp para a Prisma. A Receita manteve multa à B3 sobre incorporação da Cetip, mas reduziu valor em R$ 237,5 milhões. A Ser Educacional concluiu a compra do Centro Universitário Sete de Setembro, em Fortaleza. A 3R Petroleum recebeu incentivo fiscal da Sudene para subsidiárias em Polos Recôncavo, Fazenda Belém e Peroá. A Multiplan informou que não concluiu compra de 49,9% do shopping DiamondMall, em Belo Horizonte.
Deixe um comentário