
Impulsionado pelo ótimo desempenho de ações de Petrobras e por um movimento de recuperação dos grandes bancos, o Ibovespa registrou valorização de 2,04%, aos 111.439,12 pontos. Investidores também seguiram atentos às discussões a respeito da política fiscal do novo governo. No Fórum Econômico Mundial, em Davos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a afirmar que pretende zerar o déficit do governo em dois anos, além de ressaltar que é necessário dar celeridade para a aprovação da reforma tributária. Haddad também disse que o novo arcabouço fiscal, que substituirá o teto de gastos, deve ser apresentado até abril.
Em Wall Street, as bolsas americanas fecharam majoritariamente no campo negativo, pressionadas pelas ações de Goldman Sachs, que recuaram 6,44% após o banco divulgar seu balanço do quarto trimestre de 2022 com a pior perda de ganhos em uma década. Os resultados foram pressionados pelo declínio nas receitas do banco de investimento e de gestão de ativos. Por outro lado, o Morgan Stanley registrou números melhores do que o esperado e disparou 5,91%. Além do noticiário corporativo, investidores também repercutiram um resultado fraco do índice de atividade industrial Empire State, que mede as condições de manufatura do Estado de Nova York, e que caiu de -11,2 em dezembro de 2022 para -32,9 em janeiro de 2023.
No mercado de câmbio, o dólar à vista recuou 0,84%, cotado a R$ 5,1055, reagindo a dados da economia chinesa melhores do que o esperado e ao sentimento de maior apetite a risco no cenário doméstico, em sessão na qual temores de que o salário mínimo seja reajustado acima do projetado foram dissipados.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de Petrobras ON e PN dispararam 7,04% e 6,16%, impulsionadas pela recuperação da economia chinesa, que divulgou resultados positivos do PIB, da produção industrial e do varejo, o que levou o petróleo a operar em forte alta.
O setor bancário também subiu em bloco, em movimento de recuperação, após o desgaste da crise financeira instaurada pela Americanas. Banco do Brasil ON acelerou 5,87%, Itaú PN ganhou 2,07% e as units do BTG avançaram 3,26%.
As ações de Rede D’Or ON dispararam 8,11%, após o BTG Pactual afirmar que a companhia é sua “large cap favorita”, depois da conclusão da fusão com a SulAmérica.
Pelo lado negativo, as ações de Americanas ON recuaram 2,06%, dando sequência à forte volatilidade que atinge a empresa nos últimos pregões. Hoje, a varejista anunciou Camille Loyo Faria para ocupar o cargo de diretora Financeira e de Relações com Investidores a partir de fevereiro. Ainda no setor de varejo, em movimento de ajuste, Magazine Luiza ON cedeu 1,56% e Via ON se desvalorizou 2,67%.

Deixe um comentário