B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa e dólar andam de lado em semana marcada por decisões de política monetária no Brasil e no exterior

Fechamento B.Side: Ibovespa e dólar andam de lado em semana marcada por decisões de política monetária no Brasil e no exterior

Com o mercado de olho em decisões de política monetária no Brasil e no exterior nesta semana, o Ibovespa registrou leve desvalorização de 0,04%, aos 112.273,01 pontos. Hoje, investidores também reagiram a uma piora nas expectativas de inflação de curto prazo, com as estimativas do IPCA de 2023 passando de 5,48% para 5,74%, segundo o Boletim Focus. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou as previsões negativas de economistas a respeito dos impactos fiscais na inflação e no câmbio e voltou a defender a necessidade de “harmonia” entre a política monetária e fiscal.

Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, com o índice Dow Jones quebrando uma sequência de seis sessões consecutivas de valorização, com investidores adotando um sentimento de cautela antes da decisão de política monetária do Federal Reserve, que será divulgada na quarta-feira. Por lá, houve uma piora nos mercados após o Fed de Dallas divulgar seu índice de atividade industrial no Texas, que recuou de 9,1 em dezembro a 0,2 em janeiro, indicando que a atividade manufatureira da região permanece baixa. Os índices acionários europeus também tiveram uma sessão negativa, também pressionados pela proximidade dos anúncios de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE).

No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou praticamente estável, em leve alta de 0,06%, cotado a R$ 5,1150, em linha com o fortalecimento da moeda americana em âmbito internacional. No entanto, a atratividade do real, com uma forte entrada de capital estrangeiro nas últimas sessões, impediu uma perda mais acentuada da divisa brasileira.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, as ações de Natura ON dispararam 5,49%, após rumor de que LVMH e L’Oréal estariam entre as interessadas em adquirir uma participação na Aesop, marca de cosméticos de luxo do grupo Natura. O grupo de beleza japonês Shiseido também estaria estudando uma possível oferta de compra de participação na Aesop.

As ações de Arezzo ON aceleraram 6,36%, em uma sessão marcada por recuperação de nomes do varejo diante da queda dos juros futuros.

Pelo lado negativo, as ações de CVC ON derreteram 14,40%, depois de a empresa informar que não houve acordo para aquisição da Oner Travel, startup exclusiva para empreendedores digitais que comercializam passagens aéreas e hospedagens.

Já os papéis de Raízen ON tombaram 4,79%. A empresa comunicou que fará, no dia 1º de fevereiro, uma operação de compra e venda de 330,6 milhões de ações, a R$ 3,15 por papel, representando 24,3% das ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas recuam em semana marcada por decisão do Fed; expectativa de inflação de curto prazo volta a ser contaminada, mostra Focus
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais mantêm trajetória de queda nesta terça; Caged de dezembro é destaque na agenda doméstica