
Bolsas globais iniciam a semana sem fôlego
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam de lado nesta segunda-feira, na última semana cheia antes da decisão de política monetária do Federal Reserve, no dia 3 de maio. Hoje, temos uma agenda esvaziada, mas ao longo da semana o destaque fica por conta do PIB dos EUA, PIB da zona do euro e PCE de março. No calendário de resultados corporativos, nessa semana teremos os números da Coca-Cola, Alphabet, Microsoft, Boeing, Meta, Unilever, American Airlines, Amazon, Intel, entre outros. Na Alemanha, o índice de confiança empresarial sobe para 93,6 pontos em abril, de 93,2 em março. Na sexta-feira, enquanto os mercados estavam fechados no Brasil, Bolsas em NY tiveram leve alta, com resultados corporativos e o índice de gerente de compras (PMI) dos EUA, que subiu para 53,5 em abril, de 52,3 em março e em linha com o esperado pelo mercado. Na zona do euro, o PMI composto avançou para 54,4 em abril, de 53,7 em março.
Mercado doméstico deve sofrer reajuste por conta do feriado de Tiradentes
No cenário doméstico, assim como no exterior, a segunda-feira é de agenda esvaziada de indicadores econômicos, com apenas a divulgação do Boletim Focus. Ao longo da semana destaque para vendas no varejo mensal de fevereiro, IPCA-15 de abril, pesquisa de serviços de fevereiro e Pnad Contínua de março. Na última sexta-feira, com mercados fechados por aqui devido o feriado de Tiradentes, o EWZ, principal ETF brasileiro negociadon em NY, caiu 1,04%. O presidente Lula viaja por Portugal, onde voltou a dizer que a taxa de juros do Brasil é muito alta. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pode falar na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado amanhã sobre o atual patamar da Selic. O STF pode decidir sobre correção do FGTS na quinta-feira.
Carrefour divulga balanço do 1T23 após fechamento do mercado
No noticiário corporativo, o Carrefour Brasil divulga hoje, após o fechamento, a prévia de vendas do 1T23. Amanhã haverá o resultado dos três primeiros meses do ano de Santander, Movida e Neoenergia. Na quarta-feira estão previstos os resultados da Vale, Weg, 3R Petroleum e Vamos. Na quinta-feira, Gol, Azul, Cielo, Hypera, Multiplan e Suzano reportam seus números. Na sexta-feira é a vez da Celulose Irani. A Petrobras assinou contrato para ampliação e modernização da refinaria Abreu e Lima (Rnest) e comunicou que divulga em 3 de maio relatório de produção e vendas do 1T23. A Rumo e Malha Norte estudam reorganização societária. A Oi adiou para 22 de maio a divulgação do balanço de 2022, devido à recuperação judicial. A Justiça negou pedidos de credores da Light e manteve suspensão de pagamento de dívidas por até 60 dias. As vendas líquidas da Gafisa tiveram alta de 24% no 1T23. As vendas contratadas da JHSF caíram 25,7% no 1T23. A Agepar aprovou aumento de 8,2% da tarifa da Sanepar a partir de 17 de maio. A Unipar distribuirá R$ 192 milhões em dividendos.
Deixe um comentário