Bolsas globais sobem após Câmara dos EUA aprovar suspensão de teto de dívida
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em alta nesta quinta-feira, após a Câmara dos EUA aprovar o projeto de lei que suspende o teto da dívida, por 314 votos a 117, a tempo de evitar o default. O texto agora vai para o Senado e depois para sanção do presidente Joe Biden. Após turbulência ontem nas commodities com o PMI oficial da China abaixo do esperado, o alívio vem hoje depois do PMI industrial S&P Global/Caixin da China subir para 50,9 em maio, de 49,5 em abril. Na zona do euro, a taxa de desemprego caiu para 6,5% em abril ante março, em linha com o esperado pelo mercado, e o CPI subiu 6,1% no ano, abaixo do consenso, de +6,4%. O PMI industrial da zona do euro recuou para 44,8 em maio, de 45,8 em abril e 44,6 esperado pelo mercado. Na agenda de hoje dos EUA, relatório ADP de variação de empregos de maio sai às 9h15, pedidos semanais de seguro-desemprego às 9h30, PMI industrial S&P Global às 10h45 e PMI industrial ISM às 11h. Patrick Harker, do Fed de Filadélfia, fala às 14h.
PIB do 1T23 registra alta de 1,9%
No cenário doméstico, o PIB do 1T23 subiu 1,9% na comparação com o trimestre anterior, impulsionado pela agropecuária, que teve uma alta de 21,6% no período, no maior avanço para o setor desde o quarto trimestre de 1996. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. O PMI manufatura do Brasil S&P Global de maio sai às 10h e a balança comercial também do mês passado, às 15h. O Tesouro faz leilão de NTN-Fs e LTNs. Hoje entra em vigor o ICMS único para gasolina, definido pelo Confaz no fim de março. Em Brasília, a Câmara concluiu a aprovação da MP da reestruturação dos ministérios, que mantém 37 pastas do governo Lula. O texto segue agora para o Senado, com sessão hoje, às 10h.
Apollo busca sócio local por Braskem, diz imprensa
No noticiário corporativo, a gestora Apollo chegou a sondar grupos e fundos brasileiros para participar, com posição minoritária, em consórcio para compra de 100% da Braskem, publica o Valor. A Petrobras iniciou produção da plataforma flutuante Almirante Barroso, no Campo de Búzios, e anunciou que vai direcionar 6% a 15% dos investimentos totais do plano estratégico 2024-28 para projetos de baixo carbono. Vale, BHP e Samarco chegaram a acordo de reestruturação de dívida com credores da Samarco, publica a Bloomberg. O ex-CEO da Gol, Paulo Kakinoff, vai assumir o comando da Porto Seguro a partir de janeiro de 2024, publicam os sites Brazil Journal e Pipeline. A CVM aprovou pedido de OPA da EDP Brasil e leilão para fechamento de capital está previsto para 11 de julho. A Americanas comunicou que seguem os trabalhos de revisão e avaliação das inconsistências contábeis nas demonstrações financeiras e estima divulgar resultados de 2022 até 31 de agosto. O Cade aprovou acordo da Nippon Steel e Ternium por fatia da Usiminas.
Deixe um comentário