B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa sobe 2% e retoma os 110 mil pontos impulsionado por commodities e menor aversão a risco no exterior; dólar cai a R$ 5

Impulsionado por um sentimento de menor aversão a risco no exterior e pela valorização de commodities, o Ibovespa registrou forte alta de 2,06% na sessão desta quinta-feira, aos 110.564,66 pontos, encerrando uma sequência de três pregões consecutivos no campo negativo. Por aqui, o PIB do 1T23 subiu 1,9% na comparação com o trimestre anterior, impulsionado pela agropecuária, que teve uma alta de 21,6% no período, no maior avanço para o setor desde o quarto trimestre de 1996. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. 

Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, reagindo à notícia de que a Câmara dos EUA aprovou o projeto de lei que suspende o teto da dívida, por 314 votos a 117, a tempo de evitar o default. O texto agora vai para o Senado e depois para sanção do presidente Joe Biden. Além disso, investidores também começam a olhar para a próxima reunião do Federal Reserve, que acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, com o mercado se dividindo entre apostas por manutenção ou mais uma elevação da taxa de juros nos EUA. O relatório de empregos americano, o payroll, que será divulgado amanhã também pode dar sinalizações mais claras sobre os próximos passos do Fed.

No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 1,31%, cotado a R$ 5,0064, quebrando uma sequência de três sessões seguidas de valorização. O real e outras divisas de emergentes foram favorecidos pela diminuição do risco na visão dos agentes após o risco de calote da dívida americana ser dissipado e por perspectivas melhores para a retomada da atividade chinesa.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, as ações de Locaweb ON dispararam 11,88%, com empresas de tecnologia se beneficiando de um maior sentimento de otimismo, especialmente após a divulgação de um PIB forte no 1T23.

As ações ligadas ao turismo e de companhias aéreas figuraram entre os maiores ganhos, impulsionadas pelo anúncio da Petrobras a respeito da redução média de 12,6% no preço do querosene de aviação (QAV). Além disso, a queda do dólar também trouxe impulso adicional. CVC ON ganhou 7,40%, Azul PN se valorizou 5,94% e Gol PN teve acréscimo de 5,77%.

Já os papéis ligados a commodities metálicas também tiveram bom desempenho, reagindo ao PMI industrial S&P Global/Caixin da China que subiu para 50,9 em maio, de 49,5 em abril, número que impulsionou o minério de ferro no pregão desta quinta-feira. Assim, Vale ON subiu 2,12%, CSN ON registrou alta de 0,58%, Gerdau PN teve aumento de 1,34% e Usiminas PNA avançou 1,99%.

Pelo lado negativo, as ações do setor elétrico recuaram em bloco, com investidores optando por papéis considerados mais arriscados e deixando de lado nomes mais defensivos. As units de Energisa tombaram 3,27%, CPFL Energia ON cedeu 1,32% e Equatorial ON se desvalorizou 0,71%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior Morning Call B.Side: bolsas globais sobem após Câmara dos EUA aprovar suspensão de teto de dívida; PIB do 1T23 registra alta de 1,9%
Próxima artigo Morning Call B.Side: bolsas globais sobem após Senado dos EUA aprovar elevação do teto da dívida; produção industrial registra queda de 0,6% em abril