
Em mais uma sessão de menor percepção de risco no exterior, com valorização dos mercados acionários, e bom desempenho de ações ligadas a commodities, especialmente de minério de ferro, o Ibovespa registrou elevação de 1,80% na sessão desta sexta-feira, aos 112.558,15 mil pontos. A divulgação do PIB do 1T23 melhor do que o esperado ainda ajuda no sentimento positivo para os ativos domésticos. A Bolsa brasileira acumulou alta de 1,49% na semana.
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, reagindo à aprovação do aumento do teto da dívida americana no Senado dos EUA por 63 votos a favor e 36 contra. O acordo segue agora para sanção do presidente Joe Biden. Além disso, investidores também repercutiram dados mistos do payroll de maio, o relatório de empregos dos Estados Unidos. Se por um lado, houve a criação de 339 mil vagas de emprego nos EUA, acima dos 190 mil postos de trabalho projetados, por outro, a taxa de desemprego subiu a 3,7% e o salário médio por hora variou 4,3% em base anual. O número do payroll marcou o 29º mês consecutivo de crescimento de emprego no mercado de trabalho americano.
No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 1,07%, cotado a R$ 4,9528, com o real tendo um dos melhores desempenhos globais no pregão no pregão desta sexta-feira, impulsionado pelo avanço de commodities, otimismo com o crescimento da economia brasileira e expectativas em relação à próxima reunião do Federal Reserve que se aproxima, com maiores apostas para manutenção da taxa de juros americanas. Na semana, o dólar cedeu 0,71%.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de Cosan ON dispararam 7,90%, após o BTG Pactual afirmar, em relatório, que a companhia se aproxima de um ponto de inflexão, projetando uma fase de desalavancagem e retorno de caixa, o que deve diminuir a percepção de risco em torno da empresa. O BTG enxerga um potencial de alta de até 95,8% nos próximos 12 meses, levando em consideração o preço-alvo de R$ 30 comparado com o fechamento de ontem.
Já as mineradoras e siderúrgicas também tiveram uma sessão de fortes ganhos, alinhadas com a alta superior a 2% do minério de ferro, com a China passando a considerar um novo pacote de estímulos para o mercado imobiliário. Assim, CSN ON acelerou 4,91%, Usiminas PNA ganhou 3,07%, Gerdau PN avançou 3,25% e Vale ON teve acréscimo de 4,27%.
Pelo lado negativo, as varejistas recuaram em bloco, em um movimento de realização de lucros após ganhos robustos em maio. Via ON tombou 10,36%, Magazine Luiza ON perdeu 4,68% e Petz ON se desvalorizou 2,90%.

Deixe um comentário