Impulsionado pelo bom humor no mercado externo e pela aprovação do texto final arcabouço fiscal pela Câmara dos Deputados, que agora segue para sanção presidencial, o Ibovespa registrou alta de 1,70% na sessão desta quarta-feira, aos 118.134,59 pontos. O principal índice da B3 foi beneficiado, principalmente, pelo bom desempenho de Petrobras. Hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o arcabouço fiscal “caminha para o equilíbrio” das contas públicas, no entanto o mercado ainda aguarda novas sinalizações do governo para conseguir cumprir a meta de zerar o déficit primário em 2024.
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, beneficiados pela queda dos rendimentos dos Treasuries, com o papel com vencimento de 10 anos registrando suas mínimas no intervalo de uma semana. O movimento aconteceu por conta de dados considerados fracos dos índices dos gerentes de compras (PMIs) tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. Além disso, o mercado também adotou otimismo antes da divulgação dos números trimestrais de Nvidia, que saem após o fechamento.
No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 1,73%, cotado a R$ 4,8554, também beneficiado pela aprovação da nova âncora fiscal do País, além da valorização de metais básicos, como minério de ferro e cobre, que impulsionaram o apetite por divisas de países emergentes e ligados a commodities. A expectativa global gira em torno de novos estímulos para o setor imobiliário e de infraestrutura na China.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações do Grupo Pão de Açúcar ON derreteram 19,31%, resultado do spin-off da Éxito, cujas BDRs começaram a ser negociadas nesta quarta-feira na Bolsa e dispararam 24,67%. Vale lembrar que cada acionista do GPA receberá BDR do Éxito na proporção de 4 para 1.
Já as ações de Petrobras ON e PN subiram 5,70% e 5,33%, nesta ordem, mesmo com a desvalorização superior a 1% do petróleo no mercado internacional. Em relatório, o BTG Pactual afirmou que os dividendos da companhia devem permanecer fortes mais por tempo, com analistas enxergando um retorno de 50% para os acionistas nos próximos 12 meses.
Por fim, as ações de Eletrobras ON e PNB avançaram 7,31% e 5,91%, respectivamente, com a possibilidade de integração das operações de Furnas, sua subsidiária integral, notícia que foi bem recebida pelo mercado.

Deixe um comentário