Bolsas globais adotam trajetória positiva nesta segunda-feira
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em alta nesta segunda-feira, com o mercado de olho em novas medidas na segunda maior economia do mundo. Na China, o ministério das Finanças informou que cortará pela metade, de 0,10% para 0,05%, o imposto sobre transações de ações e o regulador de valores mobiliários comunicou planos para reduzir gradualmente IPOs para limitar a volatilidade nos mercados. Nos EUA, a agenda do dia está reduzida, com destaque ao longo da semana para dados do mercado de trabalho, como relatório Jolts na terça-feira, relatório de empregos do setor privado ADP na quarta-feira e payroll na sexta-feira. Hoje é feriado no Reino Unido, com mercados fechados. Na última sexta-feira, discursos do presidente do Fed, Jerome Powell, e da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, no simpósio de Jackson Hole, não abalaram as perspectivas para taxas de juros, segundo notícias. Entre as commodities, o petróleo opera estável, enquanto o minério de ferro cai em Singapura.
Expectativas de inflação permanecem praticamente inalteradas mesmo com dado forte de IPCA-15
No cenário doméstico, o Boletim Focus trouxe poucas mudanças para as expectativas de inflação de 2023 e 2024 após o IPCA-15 de agosto ter vindo acima do esperado pelo mercado na última semana. Agentes esperam que o IPCA para o final deste ano permaneça em 4,90% e no ano que vem avance para 3,87%, de 3,86% na semana passada. O Banco Central também divulgará hoje dados de crédito de julho. A Aneel manteve, na sexta-feira, a bandeira tarifária verde para setembro. Ao longo da semana, os destaques da agenda são Caged na quarta-feira, Pnad Contínua na quinta-feira e PIB do 2T23. Segundo projeções da Bloomberg, a expansão do PIB no 2T23 deve mostrar desaceleração para 0,3% na comparação trimestral, de 1,9% no 1T23. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fala em evento hoje a partir das 14h. No sábado, em outro evento, ele disse que o governo caminha na direção certa com medidas destinadas a reforçar as contas fiscais do país e que, conforme medidas de arrecadação se concretizem, isso faz “com que a gente consiga ter um movimento de juros mais sustentável, mais estável e mais eficiente”.
Petz e Cobasi retomam conversas para possível fusão, segundo Valor
No noticiário corporativo, a Petz e a Cobasi voltaram a engajar bancos para negociarem possível fusão, segundo fontes ouvidas pelo Valor. Ficou para 2024 qualquer decisão da Petrobras sobre a área de distribuição de combustíveis, segundo a coluna Lauro Jardim. A Taesa decidiu pela descontinuação da divulgação de guidances em 2023, em função da fase final do empreendimento Sant’Ana Transmissora de Energia. A Eletrobras fará emissão de R$ 7 bilhões em debêntures.

Deixe um comentário