
Bolsas globais iniciam a semana com fôlego reduzido
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam próximos da estabilidade nesta segunda-feira, com o mercado reagindo à aprovação no último fim de semana do Congresso americano para extensão por 45 dias do financiamento do governo Joe Biden, que impediu uma paralisação das atividades federais. Além disso, investidores monitoram falas do presidente do Fed, Jerome Powell, e de dirigentes da instituição. Agentes reagem à divulgação de PMIs, com números de Alemanha, Reino Unido e zona do euro. Mais tarde, é a vez dos EUA divulgarem o PMI industrial.
Agenda doméstica tem Caged como destaque
No cenário doméstico, a agenda do dia tem como destaque a divulgação do Caged, às 14h30. Além disso, também teremos o saldo comercial de setembro, às 15h. O Boletim Focus, relatório semanal divulgado pelo Banco Central com projeções do mercado para indicadores econômicos, não trouxe mudanças significativas para IPCA, PIB, dólar e Selic. Assim, diante de um noticiário local sem grandes novidades, o mercado deve olhar com maior atenção para os movimentos internacionais.
Petrobras recebe autorização para explorar dois blocos no RN
No noticiário corporativo, a Petrobras recebeu a primeira licença ambiental para explorar petróleo em dois blocos no litoral do Rio Grande do Norte. A Vale firmou um acordo com o MPMG em que se compromete a atualizar o Plano de Ação Emergencial de Barragens. A Azul anunciou a redução dos pagamentos de arrendamentos futuros de mais de R$ 1 bilhão por ano após reestruturar obrigações. A Americanas realizou o desligamento de 1.131 funcionários entre 21 de agosto e 27 de setembro de 2023. Os acionistas controladores Marcos Molina é Marcia Marçal dos Santos passaram a deter 61,78% do total de ações emitidas pela Marfrig.

Deixe um comentário