Mesmo em uma sessão de fortes perdas para as ações de Petrobras e Vale, dois dos principais nomes da Bolsa brasileira, o Ibovespa conseguiu encerrar o pregão desta quarta-feira no azul, com avanço de 0,33%, aos 126.035,30 pontos. O principal índice da B3 foi impulsionado, principalmente, pelo bom humor externo e pela queda dos juros futuros. Contudo, o aumento da projeção de déficit primário do governo para 2023 gerou alguma turbulência.
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, em sessão de liquidez reduzida, com investidores ainda tentando enxergar quais serão os próximos dados pelo Federal Reserve. Vale lembrar que amanhã os mercados acionários de Nova York estarão fechados por conta do feriado do Dia de Ação de Graças, e voltam a operar na sexta-feira, mas apenas até às 15h. No mercado de renda fixa, o rendimento dos Treasuries oscilou e os papéis com vencimento de 10 anos encerraram em leve alta.
No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou praticamente estável, em leve alta de 0,07%, cotado a R$ 4,9017, em linha com o movimento de fortalecimento da moeda americana em âmbito global. No noticiário doméstico, a piora das expectativas em relação ao cenário fiscal do País contribuiu para a perda de apetite pelo real.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações dos frigoríficos avançaram em bloco, após o Bank of America elevar a recomendação de Marfrig de neutro para compra, levando a um movimento comprador para todo o segmento. A própria Marfrig ON acelerou 5,58%, seguida por JBS ON (+4,04%), Minerva ON (+1,87%) e BRF ON (+0,35%).
Pelo lado negativo, as ações de Petrobras ON e PN tombaram 3,36% e 3,64%, respectivamente, penalizadas pela queda de 1% do petróleo no mercado internacional e pelos ruídos envolvendo a saída do CEO da companhia, Jean Paul Prates. O presidente Lula, no entanto, afirmou ao próprio Prates que não irá substitui-lo, segundo o Broadcast.
Os papéis de Vale ON cederam 3,92% em um movimento de realização de lucros, na contramão do minério de ferro, que subiu pelo terceiro dia consecutivo, atingindo o patamar de US$ 135 a tonelada. Somado a isso, as ações ficaram “ex”, ou seja, o dividendo foi descontado do preço de negociação do papel.
Por fim, os papéis de Cemig PN derreteram 9,71% e de Copasa ON perderam 2,83%, após sinalização do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que poderá ceder à proposta de repassar as empresas para a União com o objetivo de abater parte da dívida do Estado com o governo federal.

Deixe um comentário