Bolsas globais adotam trajetória de alta nesta quarta-feira
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em alta nesta quarta-feira, com o mercado à espera do relatório de emprego ADP dos EUA de novembro, às 10h15, e dados da balança comercial do país de outubro, às 10h30. O dia também reúne a decisão de política monetária no Canadá. Os Treasuries não definem sinal único, enquanto o dólar se enfraquece ante a maioria das divisas em âmbito global. Entre as commodities, o petróleo opera em queda, enquanto o minério de ferro subiu 2,76% em Dalian, na China.
IGP-DI de novembro e dados do setor público de outubro ficam no radar do mercado
No cenário doméstico, o IGP-DI registrou alta de 0,50% em novembro, depois de avançar 0,51% em outubro, informou a FGV. Com o resultado, o indicador acumula queda de 3,91% em 2023 e recuo de 3,62% nos últimos 12 meses. Além disso, ainda teremos na agenda do dia a divulgação dos dados do setor público consolidado de outubro e balança comercial semanal. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de reunião do Mercosul. O presidente Lula participa de dois eventos no Rio de Janeiro. Em Brasília, o Congresso tenta avançar com a medida provisória da subvenção do ICMS. O Ministério da Fazenda levou a parlamentares uma nova proposta para mudança do instrumento Juros sobre Capital Próprio (JCP), retirando do texto a limitação da dedução a 50% do lucro tributável e o aumento de 15% para 20% na cobrança de IR sobre dividendos recebidos.
S&P rebaixa nota de crédito da Gol de CCC+ para CCC-
No noticiário corporativo, a Vale aprovou a primeira revisão da política de sucessão do presidente da companhia. A oferta da total da Gol diminuiu 7,3% em novembro em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a demanda total caiu 3,1%. Além disso, a agência de rating S&P rebaixou a nota de crédito da Gol de CCC+ para CCC-, com perspectiva negativa. A Weg informou que investirá R$ 1,2 bilhão nos próximos três anos no Brasil, México e Colômbia. A Alesp deverá votar hoje à tarde o projeto de privatização da Sabesp e o governo de SP já conta com a aprovação. A produção total da Enauta atingiu 453,9 mil barris de óleo equivalente (boe) em novembro, ante 170,2 mil em outubro.
Deixe um comentário