Em uma sessão de menor apetite global, o Ibovespa registrou queda de 0,74% nesta terça-feira, aos 131.446,59 pontos, quebrando uma sequência de dois pregões seguidos no campo positivo. A Bolsa brasileira foi impactada por uma desvalorização de seus principais nomes, casos de Bradesco, Vale e Petrobras. Esta última adotou um tom negativo mesmo com valorização de quase 2% do petróleo no mercado internacional. Em Brasília, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou que manter a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores não será a causa de um possível descumprimento da meta de zerar o déficit público em 2024.
Em Wall Street, as bolsas americanas não definiram sinal único, com os índices Dow Jones e S&P 500 no vermelho e o Nasdaq no azul. Este último foi impulsionado novamente pelas ações de tecnologia, com destaque para a alta de 1,70% de Nvidia, que renovou seu recorde histórico de fechamento. O mercado adota cautela antes da divulgação de dados de inflação dos Estados Unidos: o índice de preços ao consumidor (CPI), na quinta-feira, e o índice de preços ao produtor (PPI), na sexta-feira. Após a comunicação do resultado dos indicadores, agentes deverão ter uma leitura mais cristalina sobre os caminhos que o Federal Reserve pretende seguir a respeito do início do ciclo de corte de juros nos EUA.
No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,74%, cotado a R$ 4,9061, em linha com o movimento de fortalecimento da moeda americana em âmbito global, principalmente contra divisas da América Latina, com agentes em compasso de espera pelos próximos passos sobre o rumo da política monetária do Fed.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de Locaweb ON aceleraram 5,52%, depois de o BTG Pactual afirmar, em relatório, que o quarto trimestre de 2023 deve mostrar um ponto de inflexão nos resultados da companhia, “com o crescimento retornando aos níveis que os investidores esperam de uma empresa como a Locaweb”.
Pelo lado negativo, as ações de Bradesco PN recuaram 2,69%, após o Goldman Sachs rebaixar a recomendação do banco de neutra para venda, justificando que o retorno sobre patrimônio líquido (ROE) provavelmente permanecerá muito abaixo dos níveis históricos. Ainda no setor bancário, os papéis de Banco do Brasil ON cederam 1,50%, as units de Santander se desvalorizaram 2,91% e Itaú PN teve decréscimo de 0,06%.

Deixe um comentário