Pressionado pelo mau desempenho de papéis ligados a commodities, casos de Vale e Petrobras, e pelo desempenho ruim das bolsas americanas, o Ibovespa registrou desvalorização de 0,60% na sessão desta quarta-feira, aos 128.523,83 pontos. O principal índice da B3 teve como contrabalanço o avanço de nomes do setor bancário. Outro ponto de atenção para a Bolsa brasileira teve relação com a fraqueza demonstrada pela economia chinesa, com decepção de vendas no varejo e de vendas de moradias em 2023.
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, pressionadas pelo avanço dos rendimentos dos Treasuries, após a divulgação de dados econômicos dos EUA mais fortes do que o esperado. As vendas no varejo de dezembro tiveram aumento de 0,6%, na comparação com o mês anterior, acima das projeções do mercado que esperava avanço de 0,4%. Agentes ainda precificam chance de 55,7% do Fed cortar os juros na próxima reunião de março, no entanto as apostas estão em trajetória de queda, depois de iniciarem o dia em torno de 63,1%.
No mercado de câmbio, o dólar à vista teve leve alta de 0,09%, cotado a R$ 4,9301, em linha com o movimento de valorização da moeda americana em âmbito internacional, também impulsionada por dados mais fortes do que o esperado nos Estados Unidos nos setores industrial e de varejo. Apesar de ter recuado na sessão, o real foi uma das divisas com melhor desempenho na comparação com o dólar.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de SLC Agrícola ON subiram 3,87%, na maior alta do Ibovespa pelo segundo pregão consecutivo.
Pelo lado negativo, as ações de Gol PN tombaram 2,17%, na quarta sessão seguida no vermelho, desde que iniciaram os ruídos em torno de um pedido de recuperação judicial da companhia aérea nos Estados Unidos. No ano, a empresa acumula desvalorização de 24,75%.
Já papéis ligados ao petróleo e ao minério de ferro recuaram em bloco, pressionados pela queda das respectivas commodities. Assim, Vale ON perdeu 1,66%, Petrobras ON caiu 0,83%, 3R ON cedeu 3,98% e Usiminas PNA teve baixa de 0,96%.

Deixe um comentário