Em uma sessão marcada por decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, o Ibovespa registrou valorização de 0,28% nesta quarta-feira, aos 127.752,28 pontos, beneficiado por um movimento de alívio na curva de juros americana e, consequentemente, na doméstica. Assim, nomes mais sensíveis a taxa de juros performaram bem no pregão. Somado a isso, o bom desempenho das ações de Petrobras e do setor bancário, com exceção de Santander, também deram impulso adicionar à Bolsa brasileira. Após o fechamento do mercado, o Copom deve anunciar novo corte de juros de 0,50 ponto percentual, levando a taxa Selic para o patamar de 11,25% ao ano.
Em Wall Street, as bolsas americanas cederam em bloco, pressionadas, principalmente, pela forte queda de 7,50% das ações de Alphabet, que reportou ontem à noite seu balanço do quarto trimestre de 2023 e, mesmo com lucro e receita acima das expectativas, foi penalizada por resultados abaixo do esperado na área de publicidade. Hoje, conforme esperado pelo mercado, o Federal Reserve anunciou a manutenção dos juros dos Estados Unidos na faixa entre 5,25% e 5,50%. Segundo a economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, tanto a decisão, quanto o comunicado e a entrevista coletiva de Jerome Powell não trouxeram grandes surpresas. De todo modo, o posicionamento de Powell foi um pouco mais dovish que o comunicado em si, o que também não chega a surpreender, mas é uma importante sinalização de que os cortes podem acontecer ainda ao final deste primeiro semestre.
No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 0,16%, cotado a R$ 4,9374, em um pregão marcado por volatilidade e mudanças de sinais ao longo do dia. A moeda americana passou por um fortalecimento em relação a rivais, principalmente depois do discurso de Powell, que afirmou ser improvável que os juros sejam cortados pelo Fed na reunião de março, no entanto a proximidade com o fim da sessão impediu um movimento mais abrupto.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, os papéis do Grupo Soma ON dispararam 16,81% e de Arezzo ON aceleraram 12,09%, após notícia de uma possível fusão entre as varejistas, em uma operação que será feita 100% via troca de ações.
Já as ações de Magazine Luiza ON registraram alta de 6,06%, liderando os ganhos entre os nomes cíclicos do Ibovespa, com exceção das duas empresas citadas acima.
Pelo lado negativo, as units de Santander tombaram 1,88%, após o banco registrar lucro líquido recorrente de R$ 2,204 bilhões no quarto trimestre de 2023, alta de de 30,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar o resultado, o lucro veio abaixo do esperado pelo mercado.

Deixe um comentário