
Na contramão das bolsas de Nova York, o Ibovespa registrou alta de 0,32% na sessão desta segunda-feira, aos 127.593,49 pontos, impulsionado por ações de Petrobras e do setor bancário, com estes últimos ganhando protagonismo na semana. Após o Santander reportar seu resultado do quarto trimestre de 2023 na semana passada, hoje foi a vez do BTG Pactual divulgar seus números antes da abertura do mercado. Também hoje, após o fechamento do mercado, o Itaú Unibanco publica seu balanço, enquanto o Bradesco divulga seu resultado na quarta-feira e o Banco do Brasil na quinta-feira. No cenário macroeconômico, o petróleo se valorizou no pregão, após ataques aéreos de EUA e Reino Unido direcionados a mílicias apoiadas pelo Irã no Oriente Médio.
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, em linha com o ritmo de avanço dos rendimentos dos Treasuries, os títulos públicos americanos, especialmente os papéis com vencimento de 10 anos, após preocupações renovadas de que o Federal Reserve possa não cortar as taxas de juros tanto quanto o esperado pelo mercado. No último domingo, em entrevista, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reforçou que é improvável que o banco central americano comece a promover um relaxamento monetário em março. Os resultados fracos do McDonald’s (-3,73%) no quarto trimestre de 2023 também diminuíram o apetite dos investidores.
No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,27%, cotado a R$ 4,9818, com a moeda americana se fortalecendo por conta da alta dos Treasuries, principalmente depois que o PMI de serviços americano veio mais forte do que o esperado, reforçando a leitura de que a economia dos EUA segue bastante aquecida.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de Cielo ON subiram 1,83%, antes da companhia reportar seu balanço do quarto trimestre de 2023, após o fechamento. No ano, a empresa a empresa acumula valorização de %.
Já o setor bancário avançou em bloco, com o mercado reagindo ou à espera de resultados corporativos do setor. Bradesco PN se valorizou 2,02%, Itaú PN ganhou 1,89%, BB ON teve acréscimo de 1,07%, as units de BTG Pactual registraram alta de 0,85% e as units de Santander subiram 1,11%.
Pelo lado negativo, as ações de Grupo Soma ON tombaram 6,74% e de Arezzo ON cederam 5,49%, após as companhias confirmarem a união de seus negócios e a unificação de suas bases acionárias. Em um movimento de realização de lucros, o ditado de “sobe no boato e cai no fato” faz jus ao desempenho dos papéis.
Por fim, as ações de Cogna ON perderam 6,34%, ainda pressionadas pelo rebaixamento de recomendação do BTG Pactual na semana passada, de neutra para venda, além de cortar o preço-alvo para R$ 2,60.

Deixe um comentário