Em uma sessão de queda generalizada para as blue chips, entre elas Petrobras, Vale e o setor bancário, o Ibovespa registrou desvalorização de 1,33% nesta quinta-feira, aos 128.216,92 pontos. No cenário macroeconômico, o IPCA de janeiro trouxe pressão ao avançar de 0,42%, acima das projeções do mercado. Segundo a economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, a inflação de janeiro trouxe não só um número acima do esperado, mas uma composição qualitativamente pior. Assim, de acordo com ela, o IPCA de hoje foi um “balde de água fria” para os que esperavam que o Banco Central fosse sinalizar em breve uma aceleração no ritmo de cortes. Ao contrário disso, este dado deve fazer com que o Copom mantenha o tom mais cauteloso que já havia sido adotado na última ata, e, ao menos por ora, o ritmo de 50 em 50 pontos-base deverá ser mantido.
Em Wall Street, as bolsas americanas operaram muito próximas da estabilidade, com o índice S&P 500 novamente não conseguindo superar a marca dos 5 mil pontos pela primeira vez na história. Novamente, os resultados corporativos ganharam os holofotes, diante de uma agenda econômica esvaziada. As ações de Disney dispararam 11,49%, com o melhor pregão em mais de três anos, após a companhia superar as estimativas de lucros no quarto trimestre de 2023 e melhorar o guidance para 2024. Já a fabricante de chips Arm saltou 47,89%, também beneficiada por um lucro mais forte do que o esperado. Os rendimentos dos Treasuries avançaram, o que impediu uma alta mais acentuada para os mercados acionários.
No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,53%, cotado a R$ 4,9948, em linha com o movimento de valorização da moeda americana em âmbito global, com dados do mercado de trabalho americano novamente demonstrando resiliência. Hoje, os pedidos semanais de seguro-desemprego dos EUA registraram 218 mil solicitações, levemente abaixo da estimativa de 220 mil pedidos. Contudo, o número da semana anterior foi revisado para cima, de 224 mil para 227 mil.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de Petz ON aceleraram 3,18%, na maior alta da Bolsa brasileira pelo segundo dia consecutivo, mas sem notícias específicas para a empresa.
Pelo lado negativo, as ações de Totvs ON desabaram 9,77%, depois de a companhia reportar lucro líquido ajustado de R$ 156,7 milhões no quarto trimestre de 2023, uma queda anual de 2,3%.
As blue chips também tiveram desempenho ruim generalizado, com baixa de 2,87% para Bradesco PN, queda de 1,97% para Itaú PN, recuo de 0,88% para Vale ON e desvalorização de 0,35% e 0,81% para Petrobras ON e PN, respectivamente.

Deixe um comentário