Ao contrário do movimento de fortes ganhos dos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa operou próximo da estabilidade na sessão desta quinta-feira, em leve alta de 0,16%, aos 130.240,55 pontos. Se por um lado nomes importantes da Bolsa brasileira como Vale e Bradesco puxaram o índice para cima, por outro Petrobras e Itaú Unibanco impediram um pregão mais positivo ao encerrarem no campo negativo. Em novo dia de agenda doméstica esvaziada, investidores novamente voltaram suas atenções para resultados corporativos do quarto trimestre de 2023.
Em Wall Street, as bolsas americanas avançaram com força na sessão, especialmente o índice Nasdaq, que subiu quase 3%. O grande destaque do dia ficou por conta das ações de Nvidia, que dispararam 16,40%, após a empresa reportar lucro acima do esperado no balanço do quarto trimestre de 2023, além de receita recorde. Apenas hoje, a Nvidia ganhou em valor de mercado, em dólar, um número superior a Petrobras, Vale e Itaú somados. Outros nomes do setor de tecnologia também surfaram na onda de otimismo, casos de Meta (+3,87%), Amazon (+3,55%), Microsoft (+2,35%) e Netflix (+2,64%).
No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,30%, cotado a R$ 4,9530, depois de novos dados americanos mostrarem resiliência, caso das vendas de moradias usadas que tiveram um alta em janeiro acima do esperado pelo mercado. Por outro lado, os pedidos semanais de seguro-desemprego caíram em 12 mil, somando 201 mil solicitações, abaixo dos 216 mil previstos. Ainda hoje, o vice-presidente do Federal Reserve, Phillip Jefferson, adotou um discurso mais duro e afirmou que os juros serão cortados “mais tarde neste ano”.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, mesmo com os juros futuros em trajetória de alta, os papéis de Magazine Luiza ON dispararam 7,65% e de Casas Bahia ON aceleraram 4,68%, beneficiadas por um cenário global de maior apetite a risco.
Fora do Ibovespa, as ações de Oi PN registraram forte valorização de 9,56%, com investidores à espera da assembleia geral de credores, programada para o dia 5 de março.
Pelo lado negativo, as ações do Grupo Pão de Açúcar (GPA) ON tombaram 6,79%, após a empresa reportar prejuízo líquido consolidado aos controladores de R$ 87 milhões no 4T23, o que representou uma queda de 67,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Deixe um comentário