B.Side Insights

Notícias B.Side

Em busca de medalha olímpica, velejador Samuel Albrecht se descobriu no mundo dos investimentos durante pandemia

Em busca de medalha olímpica, velejador Samuel Albrecht se descobriu no mundo dos investimentos durante pandemia
(Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino conquistaram a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Foto: Jonne Roriz/COB)

Em um ano atípico por conta da pandemia de covid-19, o velejador olímpico Samuel Albrecht descobriu uma nova paixão no tempo livre que antes não fazia parte de sua rotina como atleta de alto nível. Em boa parte de 2020, os momentos velejando em seu barco foram substituídos por horas à frente do computador acompanhando o mercado financeiro. “Nunca fui um seguidor do mercado, mas curiosamente em janeiro deste ano comecei a buscar conhecimento com materiais da internet e seguindo pessoas da área nas redes sociais”, contou Albrecht em entrevista ao B.Side Insights. Além de estudar, ele citou a importância de ter pessoas de confiança e competentes o auxiliando nas tomadas de decisão. “Isso também fez diferença.”

O velejador explicou que foi colocando aos poucos o “pé na água”. Primeiro, adquiriu cotas de fundos cambiais, multimercado e de previdência. Com mais confiança, Albrecht adquiriu cotas de fundos imobiliários em fevereiro e partiu para a Bolsa de Valores no mês seguinte, comprando e vendendo ações, em operações de swing trade. “Vi a queda da Bolsa como uma oportunidade de entrada”, disse o velejador, ressaltando que hoje tem uma carteira focada no longo prazo com alguns ativos que acredita que foram “amassados” durante a crise.

Mais recentemente, para dar uma apimentada em seus investimentos, Albrecht também começou a trabalhar com opções, produtos financeiros mais sofisticados e com maior risco, mas consequentemente com maior potencial de retorno (ou perda). “Não sei se é pelo meu esporte, pelo meu barco ser bastante extremado e andar muito rápido, mas me identifiquei com as opções”, disse.

Assim como grande parte dos investidores, o atleta tem o arrependimento de não ter começado a investir antes, contudo também enxerga o lado positivo. “Talvez em outro momento não teria tido tanto tempo e energia para poder me dedicar”, ponderou Albrecht, ressaltando que segue acompanhando bastante o mercado, mas não com a frequência que gostaria. “Requer muita disciplina.”

A crise econômica gerada pela pandemia também trouxe outra boa oportunidade no mercado imobiliário. O velejador observou a queda no preço dos imóveis em Porto Alegre e conseguiu um retorno bastante expressivo depois do investimento inicial. “Nunca fui mega preocupado e organizado em acumular e guardar. Isso foi uma das coisas que mudou em 2020 depois que a família cresceu”, concluiu.

Em busca da medalha olímpica

Prestes a disputar no ano que vem sua terceira Olimpíada, em Tóquio, Samuca, como é conhecido no meio da vela, diz estar vivendo a melhor fase de sua carreira aos 39 anos de idade e esperançoso em conquistar a primeira e tão sonhada medalha olímpica. Antes, Albrecht já havia competido nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, e de 2016, no Rio de Janeiro. “É minha primeira Olimpíada que realmente vou disputar uma medalha. Nas outras, eu chegava lá já sabendo que só disputaria a competição”, afirmou o velejador.

Apesar da pandemia, o adiamento da competição foi considerado positivo para alcançar um maior entrosamento, já que a dupla com Gabriela Nicolino é a mais jovem, em termos de conjunto, velejando juntos. “Éramos a dupla com maior potencial de crescimento neste período”, avaliou Albrecht.


A parada também foi importante para organizar a parte administrativa e reorganizar o calendário e viagens. Além disso, o período serviu para atrair mais patrocinadores como a Lojas Renner e a Engie Brasil. 

Mesmo com a perda de ritmo de competição, a dupla Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino conquistou no último dia 5 de dezembro o título da Copa Brasil de Vela 2020, na categoria Nacra 17, alcançando 11 vitórias em todas as regatas disputadas. Em março, os dois encontrarão desafios mais competitivos para saber realmente em que nível estão.

Segundo personagem do B.Side Stories

O velejador olímpico Samuel Albrecht foi o segundo convidado a participar do B.Side Stories, projeto da B.Side que tem o objetivo de ouvir pessoas, sejam elas do mercado financeiro ou de outras áreas, com histórias interessantes e autênticas que possam inspirar, trazer reflexões e motivar cada um em busca de uma evolução diária.

Na vela desde os sete anos de idade, o atleta relembrou o ponto de virada em sua vida quando teve experiências nas áreas de Direito, Administração e Educação Física, mas só se encontrou quando decidiu se tornar um velejador profissional.


Como parte do projeto, e com a preocupação de causar um impacto positivo no nosso entorno, a cada vídeo produzido a B.Side fará uma doação para uma instituição com a qual se relaciona. A escolhida da vez foi o Gotas de Flor com Amor.

O Gotas de Flor é uma organização social formada em 1993, que atua no desenvolvimento integral de crianças e jovens, moradores em situação de risco social, nos entornos da Av. Jornalista Roberto Marinho. A ONG oferece oficinas, baseadas nos valores humanos, com objetivo de formar cidadãos focados no desenvolvimento de um mundo mais justo e igualitário para todos.

“Nesse ano tão atrapalhado, poder manter o trabalho do Gotas com qualidade, mesmo que remoto, é uma vitória muito grande. Vamos juntos usar nossas redes virtuais para melhorar o mundo real e fazer um futuro melhor para todos”, afirmou Rodrigo Robles, responsável geral da ONG.

Seguem os dados do Gotas de Flor com Amor caso queira contribuir: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais operam em alta à espera de decisão monetária do banco central americano
Próxima artigo Fechamento B.Side: Ibovespa alcança 117 mil pontos após decisão do Fed e aprovação da LDO; dólar sobe a R$ 5,10