B.Side Insights

Ponto de vista

As 5 lições que 2020 trouxe aos investidores

As 5 lições que 2020 trouxe aos investidores

O ano de 2020 com certeza ficará marcado nos livros de história como um dos mais impactantes na trajetória da humanidade. Os últimos meses foram assolados por uma doença que já acabou com mais de 1,7 milhão de vidas, sendo quase 190 mil no Brasil, além de gerar uma crise econômica global.

O período também foi valioso para repensar algumas atitudes e gerar vários questionamentos sobre nossa fragilidade. A equipe da B.Side Investimentos elencou algumas lições importantes que 2020 trouxe para os investidores, tanto para aqueles que já percorreram um longo caminho no mercado, quanto para os de primeira viagem, que enfrentaram uma de suas primeiras crises:

  1. É impossível prever crises

A pandemia de covid-19 reforçou uma certeza que muitas vezes nos esquecemos: as crises acontecem de tempos em tempos e algumas delas são impossíveis de prever. O lado bom da história é que é possível estar posicionado em relação aos investimentos para qualquer tipo de cenário com uma carteira bem diversificada. Há, inclusive, uma máxima do mercado financeiro que diz: você quer estar certo ou ganhar dinheiro? Acreditamos que a segunda opção…

  1. Crises geram boas oportunidades

Apesar do lado devastador que a pandemia trouxe, as crises sempre geram boas oportunidades para os investidores. Após a queda expressiva de praticamente todo o mercado, os ativos de risco, principalmente na Bolsa de Valores, se mostraram verdadeiras pechinchas, sendo que uma parte deles já recuperou os níveis pré-pandemia.

  1. Estar próximo de um profissional qualificado

A maioria das pessoas não têm tempo de ficar acompanhando diariamente e se informando a todo instante sobre o mercado financeiro. Durante a crise, a principal lição foi manter a calma nos momentos mais tensos e, na maioria das vezes, não sair vendendo todos os ativos apenas por conta de uma forte queda. Hoje, olhando para trás, é fácil enxergar a recuperação do mercado e dizer que a retomada aconteceria a qualquer momento, mas no “olho do furacão” foi preciso sangue frio para escutar a opinião de um assessor de investimento e não tomar a decisão por um impulso.

  1. A importância do perfil de risco

Algumas vezes, os investidores não entendem a importância e até negligenciam seu perfil de risco, se expondo a um risco maior do que realmente estão preparados para aguentar. Quem não consegue dormir tranquilo por conta de sua carteira de investimentos, com certeza está alocado em produtos que não deveria ou em uma posição maior do que a indicada. É claro que ninguém gosta de ver o saldo da conta diminuindo, mas é necessário ajustar a relação risco/retorno de acordo com o estômago que cada um consegue suportar durante solavancos.

  1. Não se torne escravo do dinheiro

Ninguém é hipócrita de dizer que dinheiro não é importante. Porém, ele deveria ser apenas um meio para realizar sonhos, desejos e conquistas, tanto pessoais quanto profissionais. Pode parecer clichê, mas a pandemia nos relembrou da valiosa lição de curtirmos cada segundo de nossas vidas, fazendo aquilo que mais amamos ao lado das pessoas que realmente importam. A pandemia também provou que a saúde é o bem mais precioso para aproveitar o recurso mais escasso da vida de um ser humano: o tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais avançam com otimismo em acordo pós-Brexit; Trump traz cautela
Próxima artigo Fechamento B.Side: em dia de liquidez reduzida, Ibovespa avança aos 117 mil pontos; dólar se aproxima de R$ 5,20