B.Side Insights

Fechamento da Semana

Fechamento semanal: Ibovespa avança 5,09% em recorde histórico e dólar tem forte alta de 4,34%

Fechamento semanal: Ibovespa avança 5,09% em recorde histórico e dólar tem forte alta de 4,34%

Resumo da semana (04/01 – 08/01) – B.Side Investimentos

💵 Dólar: +4,34% (R$ 5,4165)
📊🇧🇷Ibovespa: +5,09% (125.076 pontos)
📊🇺🇸Dow Jones: +1,61% (31.097 pontos)
📊🇺🇸S&P 500: +1,83% (3.824 pontos)
📊🇺🇸Nasdaq: +2,43% (13.201 pontos)

➡️ Nos cinco primeiros pregões do ano, o Ibovespa registrou alta semanal de 5,09%, encerrando aos 125.076 pontos, em sua máxima histórica. Já o dólar fechou a semana em forte avanço de 4,54%, impactado por novos temores fiscais no mercado doméstico.

➡️ A notícia que mais impactou os mercados foi a confirmação de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos pelo Congresso americano, que tomará posse no dia 20 de janeiro. Somado a isso, os democratas conquistaram maioria no Senado e na Câmara, fato que abre margem para endereçar com mais facilidade a agenda de Biden, que já sinalizou ser favorável a mais estímulos fiscais para a economia do país. Porém, antes disso, a invasão de apoiadores de Donald Trump ao Capitólio trouxe uma tensão pontual.

➡️ No cenário doméstico, há expectativa de investidores por um avanço no processo de vacinação. Nesta semana, a Anvisa informou que recebeu o pedido de uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a covid-19 do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A vacina apresentou 78% de eficácia em testes realizados no Brasil.

➡️ As eleições para a Câmara e o Senado do País também seguem no radar. Na quinta-feira, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) lançou oficialmente sua candidatura para a presidência da Câmara. Rossi é considerado um dos favoritos para a disputa e tem Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, como seu principal rival na disputa. O atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou que as eleições ocorrerão no dia 2 de fevereiro.

➡️ Os contratos futuros de petróleo acumularam ganhos de quase 8%, no maior nível em 10 meses, beneficiados pela decisão da Arábia Saudita de cortar a produção da commodity em reunião da Opep+. Além disso, perspectivas de estímulos fiscais e notícias positivas sobre vacinação também impulsionaram o preço do petróleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Fechamento B.Side: Ibovespa bate novo recorde de fechamento acima dos 125 mil pontos; dólar sobe pelo terceiro dia consecutivo
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais passam por realização depois de forte alta da semana passada; processo de impeachment contra Trump fica no radar