B.Side Insights

Daily report

B.Side Daily Report: bolsas seguem em ritmo de alta à espera de BCs; inflação se mantém no radar no Brasil

B.Side Daily Report: bolsas seguem em ritmo de alta à espera de BCs; inflação se mantém no radar no Brasil

Confira os destaques da abertura do mercado nesta terça-feira (16/03/2021):

Bolsas globais operam majoritariamente no azul

As bolsas europeias avançam, enquanto os índices futuros de Nova York não definem sinal único e operam sem força. O mercado mantém o foco sobre o Federal Reserve, o banco central americano, que inicia hoje sua reunião e define amanhã a decisão de política monetária, com expectativa de manter a posição ultra-acomodatícia. Na agenda do dia, investidores olham as vendas no varejo e produção industrial nos EUA.

Vacina da AstraZeneca é suspensa em países da Europa

Ontem, as três maiores economias da Europa (Alemanha, Itália e França) suspenderam a vacinação com o imunizante desenvolvido pela parceria entre AstraZeneca e Universidade de Oxford, após relatos de coágulos sanguíneos surgirem entre pessoas que haviam utilizado a vacina. Nesta terça, membros da OMS e da EMA devem se reunir, separadamente, para discutir a questão. Somado a isso, a União Europeia anunciou que a Pfizer e a BioNTech vão acelerar a entrega da vacina no segundo trimestre.

Banco Central inicia reunião de política monetária

No Brasil, o mercado também aguarda a decisão do Copom, que será divulgada amanhã, com a maioria das apostas para uma elevação de 0,50 ponto percentual da taxa básica de juros, o que representaria o início do processo de alta da Selic, a primeira em quase seis anos. Além disso, mais um indicador de inflação foi divulgado. O IGP-10 de março subiu 2,99% ante alta de 2,97% de fevereiro. Ainda hoje teremos os dados do Caged de janeiro, divulgado pelo Ministério da Economia.

Bolsonaro anuncia Marcelo Queiroga como ministro da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem o quarto titular do Ministério da Saúde desde o início de seu mandato. O cardiologista Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, substituirá o general Eduardo Pazuello no cargo. Antes de se reunir com Queiroga, Bolsonaro chegou a conversar com a cardiologista Ludhmila Hajjar, que recusou o convite para comandar a Saúde, alegando não haver “convergência técnica” com o atual governo.

Petrobras analisa indicação de Joaquim Silva e Luna para presidência

No meio corporativo, o comitê da Petrobras se reúne para a análise da indicação do general Joaquim Silva e Luna para assumir a presidência da estatal. Já a Eletrobras adiou novamente a divulgação de seus resultados do quarto trimestre de 2020, agora para a próxima sexta-feira, após o fechamento do mercado. Segundo o Valor, a CSN, uma das maiores fabricantes de aço do País, decidiu fazer novos reajustes de até 15% na sua tabela a partir de 1º de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Fechamento B.Side: Ibovespa sobe 0,6% à espera de decisões de política monetária; dólar acelera a R$ 5,63 mesmo com atuação do BC
Próxima artigo Fechamento B.Side: Ibovespa cai com incertezas domésticas e exterior cauteloso, mas mantém os 114 mil pontos; dólar recua a R$ 5,61