Confira os principais destaques da abertura do mercado desta terça-feira:
Bolsas internacionais
Os índices futuros americanos têm leves altas nesta terça, com a reabertura das bolsas após o feriado de Memorial Day. As últimas sessões de maio foram marcadas pela divulgação de indicadores positivos relativos ao mês.
As bolsas asiáticas fecharam em sua maioria em altas na terça, quando foi divulgado o índice PMI (Índice do Gerente de Compras) Caixin/Markit de manufatura da China, que marcou 52 pontos, acima da expectativa de uma leitura de 51,9 pontos de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters.
Na segunda-feira, as principais bolsas europeias fecharam em baixas, após uma sessão amena, marcada por feriados nacionais no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nesta terça, o otimismo com a recuperação da economia da região contribui para que as bolsas europeias tenham altas, depois de acumularem em maio seu quarto mês consecutivo de ganhos.
No mercado de commodities, o contrato futuro para agosto do petróleo brent superou os US$ 70 o barril com as perspectivas otimistas para a demanda de combustível durante a temporada de verão nos Estados Unidos, o maior consumidor de petróleo do mundo. A sessão também é de alta para o minério de ferro, cujo contrato futuro tem salto na Bolsa de Dalian.
Divulgação do PIB do primeiro trimestre
No Brasil, o grande destaque da agenda fica para o PIB do primeiro trimestre de 2021, que será divulgado às 9h (horário de Brasília). A expectativa, segundo projeções da Refinitiv, é de que o PIB brasileiro tivesse crescimento de 1% no primeiro trimestre de 2021 na comparação com os três meses anteriores.
Copa América
Na manhã de terça-feira, a Conmebol anunciou que a Copa América deverá ser sediada no Brasil. O anúncio ocorreu horas após a Conmebol suspender a Argentina como sede do evento, previsto para iniciar em 13 de junho, por conta da pandemia de Covid no país.
Nise Yamaguchi depõe na CPI da Covid
Nesta terça-feira, a médica Nise Yamaguchi falará à CPI da Covid. Ela é defensora do chamado “tratamento precoce” (conjunto de medicamentos sem eficácia cientificamente comprovada contra a Covid que vêm sendo defendidos pelo governo), inclusive a cloroquina, remédio indicado para tratar o protozoário causador da malária.
Reforma administrativa
No campo das reformas, os presidentes da Câmara e do Senado divergem sobre o avanço da administrativa. Arthur Lira (presidente da Câmara) disse ontem, em tom mais otimista, que ela deve vir antes da reforma tributária, enquanto Rodrigo Pacheco (presidente do Senado) se mostrou mais pessimista. Ainda no radar, o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, se filiou na segunda-feira ao Patriota.
Investimento da Itaúsa na Aegea
No meio corporativo, a Itaúsa, holding dona do Itaú Unibanco, informou na segunda-feira que fará um investimento adicional de R$ 1,2 bilhão na companhia de saneamento Aegea. Já a companhia de alimentos JBS foi alvo, no último domingo, de um ataque cibernético organizado que afetou servidores que dão suporte a seus sistemas de TI.
Deixe um comentário