B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa acelera aos 120 mil pontos com recuperação de commodities e sinalização de Lira com responsabilidade fiscal; dólar registra forte queda e vai a R$ 5,26

Diante de uma sinalização do Congresso com o cumprimento do teto de gastos, o Ibovespa acelerou 2,33%, aos 120.210,75 pontos. Hoje, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que “não houve e não haverá por parte do Congresso sinal de rompimento com a responsabilidade fiscal”. Assim, o deputado disse que a “responsabilidade fiscal anda junto e amarrada com a democracia”. As falas de Lira soaram como música para os ouvidos dos agentes do mercado, que vinham penalizando os ativos de risco diante da possibilidade de desajuste dos gastos públicos.

Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, com os índices S&P 500 e Nasdaq renovando recordes históricos de fechamento. O movimento de valorização é um prosseguimento do rali visto após a notícia de que o FDA, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, concedeu a aprovação total à vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer. Além disso, o mercado segue aguardando a realização do simpósio de Jackson Hole, atento a possíveis sinalizações de retirada de estímulos do Federal Reserve, o banco central americano.

No mercado de câmbio, o dólar à vista registrou forte queda de 2,23%, cotado a R$ 5,2622, refletindo o bom desempenho dos ativos domésticos e acompanhando a valorização dos pares emergentes ante a moeda americana.

Destaques da Bolsa

Três setores bastante penalizados ontem tiveram um dia de forte recuperação nesta terça-feira: commodities metálicas, varejo e construção. O mercado interpretou que os recentes movimentos de queda foram exagerados e investidores consideraram que alguns papéis estavam sendo negociados por verdadeiras “pechinchas”.

Entre as mineradoras e siderúrgicas, que acompanharam a recuperação dos preços do minério de ferro, Vale ON subiu 3,65%, CSN ON acelerou 5,35%, Gerdau PN registrou alta de 3,73% e Usiminas PNA teve acréscimo de 7,10%.

Já entre as varejistas, com um olhar mais positivo do mercado para o cenário doméstico, as ações de Lojas Americanas PN dispararam 11,81%, Americanas SA ON avançaram 9,69%, Magazine Luiza ON ganhou 6,12% e Via Varejo ON se valorizou 4,63%.

Por fim, as companhias do setor de construção também registraram fortes altas, com destaque para Cyrela ON (+12,33%), Eztec ON (+10,61%) e MRV ON (+6,65%).

Pelo lado negativo, apenas oito companhias encerraram no vermelho, com maiores quedas para JBS ON (-3,26%), Raia Drogasil ON (-2,64%), GPA ON (-2,09%) e Hypera ON (-1,47%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: futuros de NY seguem em ritmo de alta; Câmara tenta emplacar reforma do IR pela 3ª vez
Próxima artigo B.Side Daily Report: após recordes, futuros de NY andam de lado; IPCA-15 tem maior alta para agosto desde 2002