
Bolsas globais seguem em trajetória de alta nesta terça
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias seguem em trajetória positiva nesta terça-feira, mantendo o rali de começo de ano. Hoje, o destaque do dia fica por conta da reunião da Opep+. Ainda na agenda, teremos a divulgação do ISM manufatura dos EUA de dezembro e relatório Jolts de vagas de trabalho. Na China, o PMI industrial Markit/Caixin subiu para 50,9 pontos em dezembro, de 49,9 em novembro. Já o PMI industrial do Reino Unido caiu para 57,9 pontos em dezembro, de 58,1 em novembro, mas acima do esperado pelo mercado, de 57,5. Na Alemanha, as vendas no varejo cresceram 0,6% em novembro ante outubro de 2021, mas recuaram 2,9% na comparação anual.
Novos ruídos fiscais pressionam ativos domésticos
No cenário doméstico, o clima é de maior cautela diante de novos ruídos fiscais, após o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), defender que o Brasil precisa repensar o teto de gastos. Somado à perspectiva de alta das taxas de juros nos EUA, o dia de ontem foi marcado por alta dos juros futuros e do dólar e queda do Ibovespa. O mercado ainda monitora a pressão de servidores federais por reajustes salariais e o estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro, que teve um quadro de melhora, segundo o hospital onde se encontra internado. O cirurgião Antônio Luiz Macedo estava de férias e retornou ao Brasil para avaliar necessidade de nova cirurgia.
AES e Itaú celebram acordo no segmento de energia renovável
No noticiário corporativo, a AES Brasil celebrou com o Itaú Unibanco um acordo de investimento no segmento de energia renovável, com o banco subscrevendo novas ações preferenciais a serem emitidas no contexto de um aumento de capital a ser realizado pela Guaimbê Solar Holding, aportando R$ 360 milhões. Além disso, a JBS concluiu a compra da Rivelea, de criação e processamento de carne na Austrália. A Compass, subsidiária da Cosan, concluiu a compra de 51% da Sulgás, enquanto o Cade aprovou a compra da Celg-T pela EDP Brasil e, por fim, a Dasa concluiu a compra da GEM Assistência Médica por R$ 760 milhões.
Deixe um comentário