B.Side Insights

Destaques

O que é Fiagro e quais as vantagens de investir no novo veículo para fomentar o agronegócio

O que é Fiagro e quais as vantagens de investir no novo veículo para fomentar o agronegócio

O que é um FIAgro?

O Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAgro) foi criado como uma alternativa para fomentar o desenvolvimento do setor do agronegócio por meio da Lei nº 14.130, publicada no dia 30 de março de 2021. Hoje, a forma mais clássica de se investir no agronegócio é o investimento direto em terras agrícolas e em ativos que fazem parte da cadeia agroindustrial. Além disso, temos outras maneiras por meio do mercado de capitais como participação societária em empresas listadas na Bolsa de Valores, CRAs e LCAs (dívida) e, por fim, compra de contratos futuros agrícolas. O problema é que essas formas tradicionais citadas anteriormente muitas vezes demandam uma injeção maior de capital. Por isso, os FIAgros foram criados com o intuito de trazer mais transparência, uma gestão profissional, maior acessibilidade e mais eficiência para investimentos em um setor que representa 27% do PIB brasileiro, ou cerca de R$ 2 trilhões.

O funcionamento de um FIAgro pode ser exemplificado pelo modelo a seguir:

Investidores -> Aquisição de Cotas -> FIAgro -> Alocação dos recursos -> Ativos do Agronegócio -> Retorno dos Ativos -> FIAgro -> Dividendos e Amortizações -> Investidores

Por ainda ter uma regulamentação provisória, os FIAgros devem ser constituídos obrigatoriamente por uma das três formas já existentes, não podendo atuar em estruturas híbridas:

1. FIAgro-FII (Imobiliários) – Instrução CVM 472 (investidores em geral).
2. FIAgro-FIDC (Direitos Creditórios) – Instrução CVM 356 (investidores qualificados).
3. FIAgro-FIP (Participações) – Instrução CVM 578 (investidores qualificados).

Vantagens de investir no agronegócio

  1. Proteção inflacionária.
  2. Diversificação da carteira (setor é descorrelacionado).
  3. Crescimento populacional (aumento da demanda por produtos agrícolas).
  4. Renda (geração consistente de caixa).
  5. Potencial de apreciação dos ativos.



Métricas para analisar um Fiagro

Assim como todos os produtos financeiros, os FIAgros também têm riscos inerentes ao setor e a cada tipo de negócio específico, com o investidor tendo que se atentar aos riscos de mercado, de crédito, de liquidez, setoriais, de concentração e ambientais. Os investidores também necessitam olhar para alguns detalhes mais particulares sobre cada fundo, como qual o segmento do agronegócio e qual parte da cadeia produtiva que o fundo investe.

Além disso, é necessário entender se o FIAgro tem uma estratégia voltada para crédito (dívida), geralmente com o objetivo de geração de renda, ou para equities, com o objetivo de ganho de capital. Dado a conjuntura atual do mercado, vemos uma concentração maior de FIAgros voltados para a estratégia de dívidas, visto que o mercado está dando uma preferência maior para a renda fixa.

Diferenças entre fundos imobiliários e FIAgros

Assim como os fundos imobiliários (FIIs), o rendimento dos FIAgros é isento para pessoas físicas, assim como o ganho de capital é tributado em 20%. No entanto, os FIIs são obrigados a distribuir 95% dos lucros gerados no semestre, enquanto os FIAgros não têm essa determinação, com cada veículo tendo sua própria política de distribuição de proventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais não definem sinal único; decisão do Copom é destaque na agenda doméstica
Próxima artigo Fechamento B.Side: Ibovespa retoma 112 mil pontos com otimismo externo mesmo pressionado por commodities; dólar recua a R$ 5,30