Impulsionado pela maior procura por ativos de risco nos mercados acionários de Nova York e por um forte desempenho das companhias estatais, especialmente Petrobras e Banco do Brasil, o Ibovespa registrou alta de 2,35%, aos 119.928,79 pontos. A redução da diferença na corrida eleitoral entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas faz o mercado aumentar apostas na reeleição do atual presidente. Na semana, a Bolsa brasileira disparou 7,01%, em seu melhor desempenho desde novembro de 2020. Na máxima do dia, o principal índice da B3 chegou a furar o nível dos 120 mil pontos, no maior patamar intraday desde 5 de abril, mas perdeu um pouco do fôlego no final da sessão.
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, impulsionadas por falas de dirigentes do Federal Reserve. O presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, afirmou que a inflação deve “desacelerar significativamente em 2023”, enquanto a presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, defendeu um afrouxamento no ritmo do aperto monetário. Além disso, balanços do terceiro trimestre de 2022 melhores do que o esperado também contribuíram para um maior apetite do mercado. Na melhor semana desde junho, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram 4,89%, 4,74% e 5,22%, respectivamente.
No mercado de câmbio, o dólar à vista recuou 1,33%, cotado a R$ 5,1480 (menor fechamento desde 22 de setembro), em linha com o enfraquecimento da moeda americana no exterior, diante de uma diminuição de posições consideradas mais defensivas. Na semana, o dólar acumulou perdas de 3,28%. A influência do quadro eleitoral também aumentou a busca pelo real.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as estatais tiveram ganhos robustos, impulsionadas pelo avanço de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto nas eleições do segundo turno. As ações de Petrobras ON e PN aceleraram 3,41% e 3,43%, respectivamente, alcançando valor de mercado de R$ 520 bilhões, o maior da história para a companhia. Já os papéis de Banco do Brasil ON avançou 2,48%.
Mesmo com o fraco desempenho do minério de ferro no pregão, as mineradoras e siderúrgicas também surfaram no otimismo desta sexta-feira. Vale ON se valorizou 2,93%, CSN ON disparou 6,05%, Gerdau PN ganhou 1,97% e Usiminas PNA teve elevação de 3,17%.
Pelo lado negativo, as ações de MRV ON derreteram 7,18%, ainda impactadas pelas prévias operacionais decepcionantes da empresa.

Deixe um comentário