B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa avança aos 118 mil pontos com valorização de Vale e cenário externo positivo; Petrobras cai mais de 5% com ruídos de interferência na distribuição de dividendos

Em mais uma sessão positiva para os ativos domésticos, o Ibovespa registrou alta de 1,08%, aos 118.155,46 pontos, impulsionado, principalmente, pelas ações da Vale, que dispararam com notícias de que a China pode relaxar a política de covid zero. Além disso, dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos também ajudaram a elevar o apetite a risco do mercado. Por outro lado, as ações de Petrobras impediram um desempenho ainda melhor da Bolsa brasileira, com investidores repercutindo polêmicas em torno dos dividendos da empresa. Na semana, o Ibovespa acumulou valorização de 3,16%.

Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, repercutindo o payroll, o principal relatório sobre o mercado de trabalho americano, que apontou a criação de 263 mil postos de trabalho no mês de outubro, bem acima das 193 mil vagas esperadas. Além disso, houve um movimento de recuperação após perdas nos últimos dias.

No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 1,24%, cotado a R$ 5,0622, também refletindo o dia positivo para commodities e o enfraquecimento da moeda americana em âmbito global após a divulgação do payroll.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques da B3, as ações ligadas ao setor de mineração e siderurgia avançaram em bloco, diante de rumores de redução no lockdown da China e pela valorização do minério de ferro, que teve o primeiro ganho semanal em dois meses. Vale ON disparou 7,60%, CSN ON acelerou 6,34%, Gerdau PN ganhou 4,58% e Usiminas PNA teve acréscimo de 7,65%.

Pelo lado negativo, as ações de Petrobras ON e PN tombaram 5,23% e 5,51%, respectivamente, após o procurador Lucas Furtado, do Tribunal de Contas da União (TCU), ingressar com uma representação para que o órgão suspenda a distribuição de dividendos aprovados pelos conselheiros da companhia. Antes da notícia, a petroleira vinha em ritmo de alta repercutindo o forte balanço apresentado no terceiro trimestre de 2022. Assim, as companhias privadas ligadas ao petróleo se beneficiaram de um movimento de saída da Petrobras, com 3R ON subindo 7,16% e PetroRio ON se valorizando 2,48%.

Já os papéis de Alpargatas PN derreteram 15,37%, após a companhia reportar lucro líquido de operações continuadas de R$ 44,2 milhões no terceiro trimestre de 2022, o que corresponde a uma queda de 70,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais operam em alta antes do payroll; Petrobras tem alta de 48% no lucro do 3T22
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais iniciam a semana no campo positivo; dados de inflação nos Estados Unidos pautam a agenda semanal