B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa despenca aos 109 mil pontos e dólar se aproxima de R$ 5,40 após discurso pró-gastos de Lula e anúncio de Mantega na transição

Uma fala do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva questionando medidas para garantir a estabilidade fiscal do País caiu como uma bomba no mercado financeiro na sessão desta quinta-feira. Somado a isso, a notícia de que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega fará parte da equipe de transição do governo também foi mal recebida por agentes. O mercado teme o retorno de uma política econômica mais parecida com a do governo Dilma Rousseff e menos com dos dois primeiros mandatos de Lula. Assim, o Ibovespa registrou forte queda de 3,35%, aos 109.775,46 pontos.

Para piorar, hoje o IPCA de outubro registrou alta de 0,59%, quebrando uma sequência de três deflações seguidas. O número veio acima das projeções do mercado, que esperava uma elevação de 0,49%. Os núcleos de inflação aceleraram e o índice de difusão voltou a se aproximar dos 70%, o que significa que a inflação está voltando a ficar mais disseminada. Além disso a inflação de serviços também subiu, e este é um componente mais difícil de ser combatido. 

Se no Brasil a inflação incomodou, o oposto aconteceu no exterior. Em Wall Street, as bolsas americanas dispararam, após o índice de preços ao consumidor (CPI) de outubro dos EUA mostrar arrefecimento, com uma elevação de 7,7%, mas abaixo da expectativa de alta de 7,9%. Já o núcleo do CPI teve avanço de 6,3%, enquanto o consenso esperava acréscimo de 6,5%. Os números aumentaram a esperança do mercado de que a inflação americana tenha atingido seu pico.

No mercado de câmbio, o dólar à vista acelerou 4,14%, cotado a R$ 5,3966, na contramão do movimento de enfraquecimento da moeda americana em âmbito global, com agentes tomando mais risco no pregão, com exceção de Brasil. Por aqui, os riscos fiscais pesaram e contaminaram as expectativas.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, apenas seis papéis encerraram no campo positivo, sendo cinco relacionados a commodities, impulsionados pela valorização do dólar. CSN Mineração ON acelerou 2,77%, Suzano ON ganhou 2,29%, Vale ON subiu 1,91%, as units de Klabin registraram alta de 0,71% e Gerdau PN teve acréscimo de 0,14%.

A aversão a risco tomou conta dos nomes ligados à economia doméstica, que derreteram com a disparada dos juros futuros. Magazine Luiza ON perdeu 10,96%, Locaweb ON recuou 10,40% e Positivo ON caiu 12,42%.

As ações de companhias aéreas foram impactadas por uma piora no cenário inflacionário e por balanços do setor considerados fracos. Azul PN tombou 17,83% e Gol PN cedeu 11,84%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: IPCA registra alta de 0,59% em outubro; bolsas globais operam com fôlego reduzido à espera do CPI de outubro
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais mantêm rali após sinais de arrefecimento da inflação; mercado deve seguir repercutindo discurso pró-gastos de Lula