B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa sobe aos 112 mil pontos impulsionado por Vale e exterior positivo; dólar recua a R$ 5,33

Recuperando-se do tombo da véspera, o Ibovespa registrou alta de 2,26%, aos 112.253,49 pontos, na sessão desta sexta-feira. O mercado adotou uma postura menos pessimista após o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), que coordena o debate em torno do Orçamento para 2023, afirmar que o texto final da PEC da Transição foi adiado e será apresentado na próxima quarta-feira (16). A Bolsa brasileira ainda foi impulsionada por uma forte valorização de Vale e de outras empresas relacionadas a commodities metálicas. Na semana, o principal índice da B3 teve queda de 5,00%.

Em Wall Street, as bolsas americanas voltaram a subir em bloco, com maior destaque para o Nasdaq e, consequentemente, as ações de tecnologia, com o mercado na expectativa de que o Federal Reserve desacelere o ritmo de alta da taxas de juros americana. Na renda fixa, o ritmo do rendimento dos Treasuries de 10 anos também arrefeceu, saindo de 4,16% na semana passada para 3,82%. Na semana, o Dow Jones subiu 4,15%, o S&P 500 avançou 5,90% – no melhor desempenho em cinco pregões desde -, e o Nasdaq se valorizou 8,10%.

No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 1,17%, cotado a R$ 5,3337, desta vez com o real se beneficiando do enfraquecimento da moeda americana em âmbito global, com investidores aumentando as apostas de que a inflação dos Estados Unidos atingiu seu pico.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques na B3, as empresas ligadas a commodities metálicas subiram em bloco, impulsionadas por notícias de que a China sinalizou uma maior flexibilização de sua política de covid zero. Vale disparou 10,40%, CSN ON acelerou 16,81%, Usiminas PNA ganhou 10,58% e Gerdau PN teve alta de 9,00%.

Já as ações de Petrobras ON e PN registraram acréscimo de 3,40% e 3,33%, respectivamente, também refletindo a possibilidade de aumento de demanda por parte da China e beneficiadas por um pregão mais propenso a tomada de risco.

Pelo lado negativo, as varejistas recuaram, pressionadas por balanços fracos do terceiro trimestre de 2022apresentados até aqui. Magazine Luiza ON derreteu 13,07%, Via ON caiu 5,43%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais mantêm rali após sinais de arrefecimento da inflação; mercado deve seguir repercutindo discurso pró-gastos de Lula
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais não definem sinal único no início da semana; IBC-Br registra alta de 0,05% em setembro