B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa e dólar operam estáveis com incômodo do mercado sobre falta de definição do novo arcabouço fiscal; bolsas de NY sobem pelo 2º dia seguido

Fechamento B.Side: Ibovespa e dólar operam estáveis com incômodo do mercado sobre falta de definição do novo arcabouço fiscal; bolsas de NY sobem pelo 2º dia seguido

Diante de um cenário de indefinição sobre o novo arcabouço fiscal, o Ibovespa fechou praticamente estável, em leve alta de 0,07%, aos 100.998,13 pontos, impulsionado pelo maior otimismo no exterior. O incômodo doméstico acontece depois de o governo atrasar a apresentação das novas regras fiscais que irão substituir o teto de gastos. Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a âncora fiscal será divulgada apenas após a viagem para a China, que começa neste fim de semana e deve durar até o final do mês, o que pode fazer com que a definição fique para abril. Por outro lado, um tema que trouxe alívio foi a fala do ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmando que Lula aprovou os nomes apresentados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para os dois cargos de diretoria do Banco Central. Assim, o presidente deve apresentar os candidatos ao Senado também no retorno da viagem à China.

Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, dando sequência ao movimento de recuperação visto ontem. Há uma perspectiva mais positiva para o sistema financeiro após a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmar que o setor bancário do país permanece sólido, além de dizer que o governo está pronto para fornecer mais garantias de depósitos se a crise bancária piorar. Investidores agora voltam suas atenções para a decisão de política monetária do Federal Reserve, com ampla expectativa por uma elevação de 0,25 pontos percentuais, levando a taxa de juros americana para a faixa entre 4,75% e 5,00%.

No mercado de câmbio, o dólar à vista também teve uma pequena variação, em avanço de 0,05%, cotado a R$ 5,2457, também em compasso de espera diante da indefinição do novo arcabouço fiscal do País. Somado a isso, agentes adotam cautela antes das decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil, na chamada Super Quarta. Por aqui, o mercado espera pela manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano, contudo a comunicação do Banco Central é aguardada diante de pressões do governo federal para a diminuição dos juros domésticos.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, as ações de Petrobras ON e PN subiram 2,21% e 2,05%, respectivamente, enquanto de PetroRio ON avançaram 2,36%, impulsionadas pela valorização de 2% do petróleo no mercado internacional, após a Rússia anunciar um corte de produção da commodity, de 500 mil barris por dia, até o fim de junho. Na contramão do setor, 3R ON caiu 3,15%, em movimento de realização de lucros.

Em linha com a recuperação do setor bancário no exterior, nomes do segmento doméstico também operaram no campo positivo. Itaú PN acelerou 2,05%, Banco do Brasil ON ganhou 1,19%, Bradesco PN teve acréscimo de 0,31% e as units de Santander tiveram alta de 1,37%.

Pelo lado negativo, as ações de Locaweb ON tombaram 5,97%, na maior queda do dia, sem notícias específicas para a empresa.

As ações de Eletrobras ON e PNB recuaram 3,48% e 3,37%, nesta ordem, depois de o presidente Lula voltar a criticar a privatização da companhia, classificando como “crime” e reafirmando a expectativa de que um dia “o País volte a ser o dono da sua maior empresa de energia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais adotam movimento de recuperação nesta terça-feira; Lira e Pacheco receberam bem arcabouço fiscal, diz Haddad
Próxima artigo B.Side Daily Report: Super Quarta traz decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos