Bolsas globais operam com fôlego reduzido nesta quinta-feira
Os índices futuros de Nova York operam de lado, enquanto as bolsas europeias adotam trajetória de leve alta nesta quinta-feira, com o mercado adotando cautela antes do relatório de empregos privados dos EUA, o payroll, que sai amanhã. Dados divulgados nesta semana do JOLTS e ADP mostraram desaquecimento do mercado de trabalho. Na agenda do dia, teremos pedidos semanais de seguro-desemprego, às 9h30, e o discurso do presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, às 11h. O Banco Central da Índia manteve a taxa básica de juros em 6,5% ao ano. Na China, o PMI Caixin de Serviços subiu para 57,8 pontos em março, de 55,0 em fevereiro. Entre as commodities, o petróleo tem leve baixa, enquanto o minério de ferro ensaia fechar a semana em queda de mais de 6%, com receios sobre recessão nos EUA e Europa e pressão da China para conter preços.
Véspera de feriado deve enxugar liquidez da sessão
No cenário doméstico, o dia pode ter menor volume de negociações por conta do pregão ser véspera do feriado de Sexta-Feira Santa. Somado a isso, a agenda esvaziada contribui para o menor apetite por negócios. Por aqui, com o mercado fechado na sexta-feira, os ativos só deverão refletir o humor dos agentes após o payroll na segunda-feira. Hoje, teremos apenas leilão do Tesouro de LTNs e NTN-Fs. O presidente Lula participa, às 10h, de café da manhã com jornalistas.
Política de preços da Petrobras volta para o foco do mercado
No notícia corporativo, atenção às repercussões sobre política de preços da Petrobras após declarações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que afirmou ontem que governo vai discutir com a empresa. Segundo o Uol, a demora na mudança abala a relação do presidente Lula com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A Petrobras comunicou ontem que não recebeu nenhuma proposta do MME sobre mudanças na política de preços. O governador de SP, Tarcísio de Freitas, disse que vai assinar contrato com o Banco Mundial para estruturar privatização da Sabesp, segundo O Globo. Já o governador do Paraná disse que o plano de privatização da Copel está avançado e pode ser concluído em outubro, segundo notícias. A CCR deve disputar trem que ligará São Paulo a Campinas, segundo site Pipeline. A Prio iniciou produção de poço no Campo de Frade com produção inicial de 11 mil barris de óleo por dia. A 3R Petroleum tem 516 milhões de barris de óleo equivalente (boe) de reservas provadas (1P) mais prováveis (2P). A demanda por voos da Gol subiu 17,2% em março e a capacidade aumentou 13,3%. Assim, a taxa de ocupação elevou 2,7 pontos, para 82,3%. A Klabin fará para geral da unidade Puma para manutenção. O presidente da Light, Octavio Pereira Lopes, renunciou ao cargo em duas subsidiárias – Light Serviços de Eletricidade e Light Energia. A Sanepar fará emissão de R$ 400 milhões em debêntures e iniciou processo de licitação de sistema de esgoto em 16 municípios.
Deixe um comentário