Antes do feriado de Páscoa, que deixará os mercados locais fechados amanhã, o Ibovespa registrou leve queda de 0,15%, aos 100.821,73 pontos, em um pregão marcado por volume reduzido de negócios. Sem uma agenda de dados relevantes no Brasil, investidores repercutiram dados dos Estados Unidos e o noticiário de Brasília, com novas declarações de integrantes do governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a falar sobre o cenário de taxas de juros elevadas e meta de inflação. Ao ouvir de um jornalista que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, teria dito que para atingir uma meta de inflação de 3% seria necessária uma Selic de 26,5%, Lula argumentou que “se a meta está errada, muda-se a meta”. O presidente, no entanto, destacou que cumpriu a meta de inflação em seus mandatos anteriores e disse que não vai ficar “brigando com o presidente do Banco Central”. Na semana, a Bolsa brasileira acumulou desvalorização de 1,04%.
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, com investidores repercutindo novamente dados do mercado de trabalho americano e aguardando a divulgação do payroll, amanhã. Por lá, o Departamento de Trabalho dos EUA informou que os pedidos semanais de seguro-desemprego totalizaram 228 mil, acima das 200 mil solicitações esperadas pelo mercado, o que mostra que o aperto monetário promovido pelo Federal Reserve vem fazendo efeito e desaquecendo a atividade econômica americana. Na semana, o índice Dow Jones subiu 0,63%, enquanto S&P 500 e Nasdaq tiveram perdas de 0,10% e 1,10%, respectivamente.
No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,16%, cotado a R$ 5,0581, em uma sessão de realização de lucros em relação ao real. Investidores também adotaram posições mais defensivas antes do feriado e à espera da divulgação do payroll, que deverá impor um movimento de ajuste para o mercado local no pregão de segunda-feira.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, mesmo em um cenário de juros futuros em alta, algumas varejistas se mantiveram no terreno positivo, em um movimento de recuperação após perdas nas últimas sessões. Alpargatas PN acelerou 5,04%, Lojas Renner ON ganhou 4,94% e Magazine Luiza ON subiu 2,74%.
Já os papéis de PetroRio ON ganharam 4,06%, enquanto os de 3R avançaram 4,84%, repercutindo os ganhos semanais do petróleo. Por outro lado, as ações de Petrobras ON e PN cederam 1,17% e 1,44%, respectivamente, ainda penalizadas por ruídos em torno da política de preços da companhia.
Pelo lado negativo, as ações de Natura ON tombaram 5,49%, com o mercado ainda repercutindo a venda da Aesop. Somado a isso, a companhia também foi pressionada por uma abertura da curva, com a valorização dos juros futuros.
Deixe um comentário