Bolsas globais caem de olho em teto da dívida dos EUA
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em queda nesta quarta-feira, ainda de olho no impasse sobre o teto da dívida dos EUA e na expectativa da ata do FOMC, que sai às 15h. Um dos congressistas republicanos que negocia com a equipe da Casa Branca sugeriu que os dois lados estão em um impasse, sem reuniões agendadas, segundo a Bloomberg. O Reino Unido divulgou que a inflação ao consumidor (CPI) subiu 8,7% em abril, na comparação anual, abaixo do aumento de 10,1% em março, mas acima do esperado pelo mercado, de avanço de 8,2%. O dado eleva as projeções de alta de juros pelo Banco da Inglaterra (BoE). Na Nova Zelândia, o Banco Central (RBNZ) elevou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para 5,50%. A agenda de hoje traz ainda declarações do diretor do Fed, Christopher Waller, às 13h10, e da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, às 14h45. Entre as commodities, o petróleo sobe cerca de 2%, enquanto o minério de ferro recua pelo quinto dia consecutivo em Singapura com rumores de controle na produção de siderúrgicas na China e com decepcionante temporada de construção no país.
Arcabouço fiscal é aprovado na Câmara
No cenário doméstico, o novo arcabouço fiscal foi aprovado no plenário da Câmara, por 372 votos a favor e 108 contra, e segue hoje para votação dos destaques. Depois, deve passar pelo Senado. A proposta vai substituir o teto de gastos e combina um limite de despesas com meta de resultado primário. Após a aprovação, o presidente da Câmara, Arthur Lira, garantiu a inclusão da reforma tributária no primeiro semestre, mas o líder do governo, deputado José Guimarães, admitiu que não tem como aprovar a reforma até julho. Na agenda de hoje, o Tesouro divulga relatório mensal da dívida pública de abril, às 14h30. O presidente Lula tem reunião com ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e da Fazenda, Fernando Haddad, às 11h30.
Petrobras recorrerá ao Ibama para poder explorar Foz do Amazonas
No noticiário corporativo, a Petrobras deve recorrer hoje contra decisão do Ibama que barrou exploração na bacia do Foz do Amazonas, segundo a Globo. A Enauta confirmou existência de óleo em reservatório no Campo de Atlanta. A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) tem novo CEO, Luciano Francisco Alves, em substituição à Ricardo Carvalho. A Even tem novo CEO, Márcio Moraes, em substituição à Leandro Melnick. O conselho de administração do Banco do Brasil elegeu cinco novos diretores.
Deixe um comentário