B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa acelera aos 127 mil pontos impulsionado por Petrobras e bancos, mas encerra sequência de seis semanas de valorização

Fechamento B.Side: Ibovespa acelera aos 127 mil pontos impulsionado por Petrobras e bancos, mas encerra sequência de seis semanas de valorização

Impulsionado pelo avanço dos mercados acionários de Nova York e pela disparada das ações de Petrobras e forte avanço do setor bancário, o Ibovespa registrou alta de 0,86% na sessão desta sexta-feira, aos 127.093,57 pontos. O pregão foi marcado por alternância de sinais para a Bolsa brasileira, à medida que dados da economia americana foram divulgados, no entanto, a pressão comprada prevaleceu no final do dia. Apesar da alta de hoje, a Bolsa brasileira encerrou a semana com desvalorização de 0,85%, encerrando uma sequência de seis ganhos semanais.

Em Wall Street, as bolsas americanas avançaram em bloco, mesmo com o payroll de novembro mostrando a criação de 199 mil postos de trabalho, acima do esperado pelo mercado, e a taxa de desemprego caindo de 3,7%, enquanto analistas apontavam estabilidade de 3,9%. A resiliência do mercado de trabalho americano fez agentes deixarem de apostar em corte de juros nos EUA na reunião de março e retornaram as expectativas para afrouxamento monetário em maio. Por outro lado, houve desaceleração nas expectativas de inflação em 1 e 5 anos, segundo a Universidade de Michigan, o que foi considerado uma boa notícia.

No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,42%, cotado a R$ 4,9295, em linha com o fortalecimento da moeda americana em âmbito global, após os números do payroll. A precificação de juros altos por tempo prolongado nos Estados Unidos aumentaram o apetite pelo dólar. Agora, o mercado aguarda a próxima sinalização do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, para a reunião de política monetária que acontecerá na próxima semana. Nesta semana, o dólar avançou 0,99%.

,Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, as ações de Petrobras ON e PN aceleraram 3,41% e 3,20%, respectivamente, enquanto Prio ON disparou 5,02%, em linha com a valorização superior a 2% do petróleo no mercado internacional.

O bom humor externo também foi responsável por impulsionar o setor bancário. Assim, Bradesco PN ganhou 1,61%, Itaú PN subiu 1,27%, Banco do Brasil ON avançou 1,08% e as units de Santander ganharam 1,27%.

As ações do Grupo Pão de Açúcar ON teve alta de 6,13%, após notícia de que o fundo americano Advent vendeu mais 12,8 milhões de ações do Carrefour em um leilão no final da tarde de ontem na B3. Há ruídos de que o fundo estaria interessado na compra da companhia.

Pelo lado negativo, as ações de Magazine Luiza ON tombaram 5,75%, liderando as perdas dos ativos cíclicos, diante da alta dos juros futuros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior Relatório Asset Allocation de Dezembro 2023
Próxima artigo Morning Call B.Side: bolsas operam sem fôlego em semana marcada por decisões de política monetária; Copom e IPCA de novembro são destaques da agenda doméstica