B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa passa por movimento de realização de lucro e recua aos 130 mil pontos; dólar sobe a R$ 4,91

Pressionado por um movimento de realização de lucros dos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa registrou queda de 0,79% no pregão desta quarta-feira, aos 130.804,17 pontos. O principal índice da B3 foi pressionado, principalmente por nomes do setor bancário, que também devolveram parte dos ganhos recentes acumulados. Em Brasília, em uma sessão histórica, o Congresso promulgou hoje a reforma tributária, em emenda assinada pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, também estiveram presentes.

Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, com investidores embolsando lucros conquistados nos últimos dias. O índice Dow Jones quebrou uma sequência de 9 dias consecutivos no campo positivo. As ações de FedEx caíram mais de 10% após a empresa divulgar uma perspectiva de receita considerada decepcionante pelo mercado. Apesar da queda do Nasdaq, os papéis de Alphabet, a controladora do Google, avançaram mais de 2%, atingindo suas máximas no período de um ano.

No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou em alta de 0,99%, cotado a R$ 4,9120, com o real também adotando um movimento de realização de lucros como outros ativos domésticos.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, as ações de Casas Bahia ON dispararam 8,86%, sem notícias específicas, mas em movimento de recuperação. Apesar do avanço, a companhia ainda acumula queda de 18,96% em dezembro.

Já os papéis de Petrobras ON e PN subiram 0,18% e 0,36%, respectivamente, em linha com a valorização do petróleo no mercado internacional, apoiado pelas tensões geopolíticas no Oriente Médio, com ataques da mílicia iemenita Houthi a navios na região do Mar Vermelho.

Pelo lado negativo, as ações de Totvs ON cederam 4,04%, com a empresa devolvendo seus ganhos em dezembro e passando para o campo negativo no último mês do ano (-0,24%).

Outro setor que passou por um movimento de realização de lucros foi o bancário, após sequências de ganhos neste mês. Assim, Itaú PN recuou 1,03%, Bradesco PN perdeu 1,65%, Banco do Brasil ON caiu 1,17% e as units de Santander se desvalorizaram 1,91%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigo anterior O que esperar da economia em 2024
Próxima artigo Morning Call B.Side: BC aumenta projeções do PIB brasileiro em 2023 e 2024; futuros de NY retomam trajetória de alta nesta quinta-feira